A multiplicação das laranjinhas

Sistema de aluguel de bicicletas Bike Sampa aumenta a presença na zona oeste. Até o final de 2014, cerca de 200 novas estações deverão ser inauguradas em São Paulo

Notícias
 

Fonte: Época  |  Autor: Daniel Salles  |  Postado em: 10 de outubro de 2013

Estação Cinemateca, umas das 129 atualmente em fun

Estação Cinemateca, umas das 129 em funcionamento

créditos: Bruno Namorato / SM2 Fotografia

 

Criado em maio de 2011, o sistema de aluguel de bicicletas Bike Sampa ganhou um upgrade nos últimos meses. Concentrada até há pouco tempo em bairros como Moema e Jardim Paulista, a rede vem sendo expandida para a Zona Oeste. Cerca de vinte novas estações foram inauguradas nessa região nas últimas semanas. A maioria está localizada ao lado de endereços estratégicos, como a Estação Pinheiros da CPTM, a Estação Vila Madalena do Metrô e a Praça Benedito Calixto (confira a relação completa em www.bikesampa.com).

 

Espalhado atualmente por 129 pontos, o sistema de compartilhamento que ajudou a colorir a paisagem paulistana deverá ganhar 70 novas estações até o final do ano. Elas estão previstas para bairros como Consolação, Bela Vista, Vila Mariana, Liberdade, Santa Cecília, Barra Funda, Bom Retiro e Belenzinho. O número de bicicletas disponíveis – cerca de 1.000 hoje em dia – deverá dobrar de tamanho. A meta para o final de 2014 é ainda mais ousada: 3 mil bikes, espalhadas por 300 estações.

 

Sistema opera das 6h às 22h. É necessário fazer um cadastro para retirar as bikes  (Foto: Bruno Namorato / SM2 Fotografia)

 

Utilizado mais de 330 mil vezes, o Bike Sampa soma 170 mil usuários cadastrados. Funciona das 6h às 22h. Utilizá-lo é tão simples como andar de bicicleta. Basta cadastrar seu cartão de crédito no site do sistema e pagar uma taxa de R$ 10. Na hora de retirar a bike é necessário ligar para o telefone 3298-8811 e informar seus dados. Para quem baixou o aplicativo do sistema para smartphones bastam alguns cliques. Viagens de até 30 minutos são gratuitas, desde que sejam realizadas com um intervalo de pelo menos 15 minutos. Quem segura a bike por mais de meia hora é tarifado em mais R$ 5 a cada 30 minutos. As devoluções podem ser feitas em qualquer estação. Dica: confira o estado da magrela antes de destravá-la. Cheque se os pneus estão calibrados, se os freios funcionam e se a alavanca que regula a altura do assento não está quebrada.

 

Leia também:

BikePoa, BikeRio, BikeSampa. Vamos pedalar? 

Itaú Unibanco realiza ações sustentáveis na Semana da Mobilidade 

Carros e bikes: harmonia possível 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário