Pontos de ônibus de São Paulo ganham prêmio de design

O projeto dos novos pontos de ônibus que já começam a surgir em São Paulo, e devem ter a instalação concluída até 2015, foi um dos vencedores do prêmio IDEA/Brasil 2013

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 16 de outubro de 2013

Para áreas mais modernas foi idealizado o modelo

Para áreas mais modernas o modelo é o "High-Tech"

créditos: Divulgação

 

A premiação, organizada pela Associação Objeto Brasil, aconteceu no final de setembro e elegeu o melhor do design no ano. Ao todo, foram recebidas 400 inscrições.

 

O projeto dos abrigos Mobiliário Urbano, do designer Guto Índio da Costa, levou prata na categoria Design de Impacto Social.

 

Foram desenvolvidos quatro diferentes tipos de abrigos urbanos, com preferência para materiais de baixo impacto ambiental e lâmpadas de LED, mais econômicas. O designer aplicou os conceitos de dinamismo, assimetria e não-ortogonalidade nas quatro tipologias.

 

“Na geração ou aproveitamento de fontes energéticas complementares, todo o projeto está pronto para utilizar tecnologias alternativas como vidros fotovoltaicos para captação de energia solar ou outras ainda em teste, como a captação da energia gerada pela frenagem ou passagem dos ônibus”, diz o designer.

 

A tecnologia estará presente ainda nos monitores eletrônicos que informarão horários, linhas de ônibus e mapa da região.

 

O ouro da categoria Design de Impacto Social foi para o escritório Popovic & Ostrowksa Arquitetos Associados, que assina o projeto de uma praça no bairro de Guaianases, em São Paulo.

 

O desenho foi feito com a participação dos moradores locais, que apontaram as necessidades mais importantes da comunidade. As árvores existentes no local foram preservadas e novas mudas foram plantadas.

 

As empresas VRD Research, Deca, QuesttoNó e Ovo Design foram outros destaques do prêmio. O Banco Ibirapuera, também de Índio da Costa, ganhou ouro na categoria Jardim e Ambiente Externo.

 

Produto premiado no IDEA, o terminal de consulta de Preços TC506, da QuesttoNó, integra em um equipamento muito compacto diversas possibilidades de atendimento ao consumidor, como verificação de preços e promoções.

 

Possui duas opções de display, duas opções de leitor de código de barras, sensor de presença e comunicação de dados por cabos ou wireless.

 

Neste ano, a associação homenageou o industrial e designer Ronaldo Duschenes, que recebeu o prêmio José Mindlin. Ronaldo Duschenes é fundador da empresa Flexiv, através da qual investiu na criação de produtos com tecnologia embarcada, materiais e processos produtivos inovadores e sustentáveis.

 

Jaime Lerner foi homenageado com o prêmio Tempo de Design, que aponta personalidades que se destacam no âmbito do Design e Inovação, contribuindo para a sociedade local.

 

Lerner é arquiteto e foi um dos urbanistas responsáveis pela idealização de projetos para a cidade de Curitiba (PR). Ele atuou ainda como prefeito da cidade durante três mandatos e como governador do Paraná por dois.

 

Leia também:

 
Para esperar o ônibus em grande estilo 

São Paulo ganha novo modelo de ponto de ônibus em 37 lugares 

Em São Paulo, ponto de ônibus tem calçada cheia de buracos 

A polêmica dos novos pontos de ônibus em São Paulo 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Felício - 18 de Outubro de 2013 às 11:08 Positivo 0 Negativo 0

Não dá para entender. É um "abrigo" que não protege. Destaca-se a "tecnologia" de leds e outros espelhinhos e missangas modernos. Essas premiações confundem as pessoas. Previsível entretanto, afinal "designer" ao invés de desenhista mesmo, indica.

Clique aqui e deixe seu comentário