Prefeitura reorganiza 45 linhas de ônibus na zona leste

Desde sábado (26), 16 alterações de itinerários, quatro alterações de numeração/nome e outras alterações começaram a ser feitas pela SPTrans nos ônibus da região

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Fonte: Prefeitura de São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de outubro de 2013

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Greve dia 11/10 deixou 200 mil passageiros sem ônibus na ZL

créditos: Peter Leone/Futura Press

 

A Prefeitura de SP iniciou no sábado passado (26) a reorganização de 45 linhas de ônibus da chamada Área 4, nas regiões de Cidade Tiradentes, São Mateus e Carrão, na Zona Leste. Serão feitos 16 alterações de itinerário, 14 seccionamentos (divisão de uma linha em mais), dez substituições, quatro trocas de nome ou número e a criação de uma nova linha. Só o que não muda são os itinerários de trólebus.

Segundo a SPTrans, cerca de 200 mil pessoas utilizam as linhas que serão reorganizadas e cerca de 30% dos usuários terão alguma mudança em seu trajeto.

As linhas eram operadas pelo Consórcio Leste 4 até o início deste mês, quando foi decretada a caducidade do contrato por falhas no serviço prestado, com paralisação do atendimento de usuários. Parte da frota utilizada nas linhas será substituída por veículos maiores e mais confortáveis, propiciando mais oferta de lugares. Segundo a Prefeitura, durante as últimas semanas foram distribuídos mais de 250 mil folhetos nas linhas que seriam reorganizadas, além de informativos do ‘Jornal do Ônibus’ afixado nos coletivos e também, banners instalados nos terminais que receberão os novos itinerários.

“A população da região estava muito mal atendida. Então, aproveitamos essa situação para a reorganização necessária para melhorar o atendimento e as medidas serão feitas para isso”, afirmou a diretora de planejamento da SPTrans, Ana Odila de Paiva Souza.

 

Veja as linhas reorganizadas e as opções para os usuários 



Reorganização
As medidas fazem parte de um projeto de reorganização do transporte coletivo de ônibus na cidade para que o sistema se torne mais eficiente. A ideia é de que o sistema seja reorganizado com linhas mais curtas, feitas por permissionários (microônibus) e com intervalos mais curtos para fazer o transporte dos bairros periféricos, integrando em terminais com linhas que trafegam em grandes eixos estruturais, com veículos maiores de grande capacidade, rodando em corredores exclusivos.


Integração
O projeto prevê reorganizar as 1,3 mil linhas atuais em cerca de 900 novos itinerários, sendo 380 estruturais e 520 locais, o que não significa menos opções de deslocamento. No caso da alteração nas 45 linhas da Zona Leste, o usuário ganha 90 opções diferentes com os mesmos trajetos passando pelos terminais São Mateus, Carrão, Cidade Tiradentes e na Estação de Transferência de Itaquera, onde pode tomar outras linhas, sem pagar nova tarifa.


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