Conheça o VLT: na França e no Brasil, no sertão do Cariri

Programa Cidades e Soluções mostra, no exterior e por aqui, como funciona o "bonde moderno", transporte não poluente, silencioso e confortável, segundo os passageiros.

Notícias
 

Fonte: Cidades e Soluções  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 13 de novembro de 2013

VLT foi uma das soluções para a mobilidade de Pari

VLT foi uma das soluções para a mobilidade de Paris

créditos: Reprodução

 

O programa Cidades e Soluções (Rede Globo), comandado pelo jornalista André Trigueiro, viajou para Paris e também para o sertão do Cariri, no Ceará, para explicar o que é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Tipo de metrô de superfície ou "bonde" moderno, este modo de transporte não poluente, silencioso e, segundo os passageiros ouvidos, muito agradável de viajar, vem sendo cada vez mais adotado na Europa e em outras cidades do mundo. No Brasil, a solução está em discussão, e aos poucos tende a se consolidar como uma alternativa de transporte sustentável para várias cidades, a exemplo de Cuiabá (MT), Brasília (DF) São José dos Campos e São Vicente (SP), que já têm projetos em andamento.   

 

Em Paris, a repórter Joana Calmon foi ver de perto como opera esse pequeno trem urbano, movido a eletricidade, cujo tamanho permite à sua estrutura sobre trilhos se encaixar no meio urbano. Viu exemplos de VLT por cabos, e também se inteirou de soluções com captação elétrica no solo e por baterias carregadas com a energia da frenagem. Depois, Calmon foi conhecer a fábrica da Alstom, onde são montados os VLT, na cidade de La Rochelle. Também entrevistou passageiros e controladores do sistema. Em seguida, a reportagem mostrou também como vem funcionando o primeiro VLT do Brasil, no sertão do Cariri, entre a cidade do Crato e Juazeiro do Norte.

 

Confira a seguir o vídeo com a reportagem completa.

 

 

Leia também:

Transporte por trilhos como solução para a mobilidade urbana

Recife planeja duas linhas de VLT

Governo de Pernambuco busca recursos para VLT no Recife

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Milda - 15 de Novembro de 2013 às 20:10 Positivo 0 Negativo 0

Gente, isso é um sonho! Estamos precisando de um transporte eficiente assim!

Clique aqui e deixe seu comentário