Conheça o táxi flutuante sustentável

Tel Aviv, a capital de Israel, vai implantar um modal de transporte inovador como alternativa aos problemas de mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Luísa Zottis  |  Postado em: 25 de novembro de 2013

Imagem mostra como o Skytran ficará na cidade

Imagem mostra como o Skytran ficará na cidade

créditos: Divulgação

 

Tel Aviv, a capital de Israel, vai implantar um modal de transporte inovador como alternativa aos problemas de mobilidade urbana. É o Skytran, um monotrilho de levitação magnética e movido a energia solar que ficará suspenso sobre as vias. Com capacidade para quatro pessoas, o táxi poderá ser acionado por um aplicativo de celular e promete ter custo inferior ao de um táxi convencional.

 

O grande objetivo é massificar o que promete ser o transporte mais sustentável do mundo. Desenvolvido com tecnologia espacial no Space Ames Research Center da NASA e com paineis solares, o investimento em infraestrutura é muito baixo em relação a metrôs e trens tradicionais: 9 milhões de dólares contra 100 milhões necessários à construção de um metrô, por exemplo.

 

Mas daí surge uma questão: por que optar pelo Skytran se a capacidade é muito inferior a de outros modais? Segundo seus criadores, é este o diferencial. O sistema Personal Rapid Transit (PRT)  quer atrair os motoristas e demais usuários de automóvel particular, eliminando o trânsito e a poluição do ar.

 

A estrutura do primeiro Skytran de Tel Aviv levará cerca de 18 meses para ficar pronta. Inicialmente, serão 6,5 quilômetros com um custo estimado de 50 milhões de dólares. O monotrilho, com altura de 6 metros em relação às ruas, terá estações afastadas a 400 metros das vias, sem interferir o tráfego.

 

E você, o que acha? O Skytran poderia uma solução viável para as cidades?

 

Veja como ele funciona:

 

 

Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.


Leia também:

Urbanista alemão defende transporte público em solução aos conflitos sociais 

Mobilidade Urbana: Onde foi que erramos? 

Por uma cidade com mais flores, boa e tranquila para se caminhar 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário