SP: São José dos Campos quer investir em mais ciclovias

Cidade terá mais 18 quilômetros de ciclovias até dezembro, segundo secretário

Notícias
 

 |  Autor: VNews  |  Postado em: 19 de setembro de 2011

São José dos Campos

São José dos Campos

créditos: espacoturismo.com

São José dos Campos abriu nesta domingo (18) os eventos da Semana Municipal de Trânsito. O momento é considerado importante para discutir alternativas de como deixar as ruas mais agradáveis, com menos carros. Uma das conclusões é a de que a cidade precisa de mais ciclovias.


Cerca de 500 pessoas tomaram as ruas do centro de São José dos Campos. Passeio para pedalar com tranquilidade, sem medo. Já no dia-a-dia, a calçada vira ciclovia. “Apesar de aqui em São José os motoristas até respeitarem relativamente bem os ciclistas, é muito estreito. Então, você fica meio sem acesso”, disse o engenheiro, Sandro Carvalho.


São José dos Campos tem, atualmente, 43 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. Ainda faltam as interligações para cruzar a cidade. O Anel Viário, que liga as regiões sul e norte de São José dos Campos é uma via com velocidade máxima de 80 km/h, o que deixa qualquer ciclista com medo, mas, isso não impede o trânsito de bicicletas.


Para evitar o asfalto, muita gente anda na faixa de grama, que fica na lateral. A passagem de bicicletas é tão frequente que o trecho já virou uma espécie de ciclovia alternativa. O caminho é esculpido na terra. A situação se repete no acostamento da rodovia Presidente Dutra.


O tráfego de bicicletas é proibido, mas, sem alternativas, os ciclistas invadem a faixa ou deixam a marca na grama. Ciclovia improvisada também na Avenida Jorge Zarur, onde os ciclistas se espremem no canto da pista ou na faixa de emergência. “É um risco que a gente está correndo aqui, nem todo mundo presta atenção no ciclista”, disse um ciclista.


O secretário de Transportes, Anderson Ferreira, diz que a cidade vai ganhar mais 18 quilômetros de ciclovias. Mas, usar a bicicleta como meio de transporte, sem medo, isso ainda pode demorar. “Eu acho que ainda a médio prazo, a gente vai conseguir fazer isso daí. Nós vamos chegar a 70 quilômetros até o final do ano. Eu acho que com isso daí a gente consegue fazer, nós estamos no caminho certo para que a gente possa deixar as pessoas se utilizar. Ou a lazer, ou realmente utilizando a bicicleta como forma de transporte”, assegurou.


A Prefeitura de São José dos Campos está fazendo um estudo para saber quantas pessoas se deslocam por dia de bicicleta na cidade. Esse levantamento deve auxiliar na construção de mais ciclovias.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário