Bicicleta supera carro em teste de mobilidade em Florianópolis

Confira o teste realizado no percurso entre Palhoça e o Centro de Florianópolis no período da manhã

Notícias
 

Fonte: Diário Catarinense  |  Autor: Fernanda Oliveira  |  Postado em: 18 de dezembro de 2013

Bicicleta percorreu o trajeto de quase 15 quilômet

Bike percorreu 15 km mais rapidamente que o carro

créditos: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

 

Para fazer o teste de mobilidade em um dos percursos mais críticos da Grande Florianópolis, a equipe de reportagem do Diário Catarinense saiu da Estação Palhoça e foi até o Terminal de Integração do Centro (Ticen), em Florianópolis, em uma manhã de quarta-feira. 

 

O trajeto foi feito utilizando três meios de transporte: ônibus, carro e bicicleta, comparando os percursos e o tempo de deslocamento no final. Confira no vídeo:





Mobilidade é item pior avaliado por moradores de Floripa
pesquisa Indicadores de Qualidade de Vida, encomendada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina mostrou mobilidade urbana é o item pior avaliado na Capital. Com nota geral de 2,3 em uma régua, onde 5 equivale a ótimo, Florianópolis também teve o pior desempenho na comparação com Blumenau, Chapecó, Joinville e Tubarão. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa com moradores dessas cinco cidades catarinenses. 

 

Outro dado alarmante é o subaproveitamento do transporte coletivo, com apenas 32% dos entrevistados se declarando usuários frequentes de ônibus em Florianópolis, número também inferior aos outros quatro municípios.

"Uma das características que interfere é a geografia. Não há um volume de opções para ampliar o sistema viário, então a única saída é criar áreas como a Beira-mar. Outra questão é a falta de uso do sistema marítimo e também a condição atual do transporte coletivo, que não se aproxima das vantagens que o usuário obtém com o transporte individual. Falta por fim conscientização, para que a população alterne o veículo próprio com um transporte alternativo", enumera o doutor em Engenharia de Transportes José Lélis de Souza.

 

SC tem maior índice de propriedade de carros

Nacionalmente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou um comunicado sobre os indicadores da mobilidade urbana com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012. 

 

A conclusão do IPEA é de que tanto a taxa de motorização (posse de automóvel ou motocicleta) quanto o tempo gasto nos deslocamentos estão crescendo no país. Na comparação por Estado, Santa Catarina tem o maior índice de propriedade de carros de todo o Brasil, atingindo 68,7% dos domicílios – em segundo lugar está o Distrito Federal com 61,7%.

 

"Nós aqui temos uma questão educativa em que o carro é associado ao status e à sensação de liberdade. Nossa principal medida para combater os congestionamentos dos horários de pico virá com a aprovação do Plano Diretor e a criação de novas centralizações, para que as pessoas não precisem se deslocar entre municípios da Região Metropolitana e Florianópolis para trabalhar", defende o Secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Valmir Piacentini.

 

Leia também:

Plano Diretor de Florianópolis traz propostas para mobilidade urbana 

Leve sua bike no ônibus 

Grande Florianópolis terá plano diretor de mobilidade urbana com apoio do BNDES 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário