Bicicleta compartilhada no mundo

A bicicleta além de uma opção de lazer é utilizada como alternativa de transporte. Confira como funciona o compartilhamento de bicicletas pelo mundo

Notícias
 

Fonte: Rua de Gente  |  Autor: Henrique Oliveira de Azevedo  |  Postado em: 19 de dezembro de 2013

Mudanças na 9th Avenue em Nova York

Mudanças na 9th Avenue em Nova York

créditos: Reprodução

 

Hoje, a bicicleta é considerada uma alternativa ecológica e saudável ao transporte individual motorizado das médias e grandes cidades do mundo, pois proporciona uma redução do estresse urbano, melhora as relações sociais e a saúde da população, além de diminuir a poluição e os congestionamentos

 

O compartilhamento de bicicletas é uma realidade bem presente no mundo, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Leste da Asia, China e Japão. Podemos observar com mais detalhes no mapa abaixo que, na Europa, o compartilhamento está bem difundido e presente em diversas cidades.
 
 
Compartilhamento de bicicleta no mundo (dir.) e na Europa (esq.). Fonte: Bike Sharing Map
 
Em Londres, é natural observar um executivo fazer da bicicleta o meio de transporte necessário para as atividades de trabalho, estudo e lazer no dia-a-dia. Assim como em outros países europeus, a exemplo da Espanha. A quantidade de bicicletas dispostas nos bicicletários é uma evidência de que seu uso é bastante explorado em cidades espanholas, como Sevilha.
 
 Bicicletário em Sevilha
 

O uso das bicicletas também é comum em Copenhague, onde o clima é muito mais extremo que o nosso aqui no Brasil. 

Uso de bicicleta na neve em Copenhague.
 
Muitas ações estão sendo realizadas no mundo, na direção de um modelo de mobilidade urbana mais sustentável. Isso inclui um planejamento de mais espaço para pedestres e ciclistas. Nova Iorque é um exemplo disso: a cidade tem diminuído o espaço nas ruas destinado aos automóveis para dar lugar a ciclovias e aumento das calçadas.

Além das bicicletas, outras tendências de modalidade mais suaves de deslocamento têm tomado conta de algumas partes do mundo, como patins e skates.

Ciclovia do Rio Hudson, Nova Iorque.

As mudanças apontam para uma transformação das ruas com menos carros individuais e a presença de mais gente circulando e interagindo.  
 

*Texto publicado originalmente no blog Rua de Gente

 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário