Mobilidade é ponto fraco de São Paulo, revela pesquisa

Paulistano dá nota 3,69 para bem-estar na cidade, numa escala de 0 a 5. Mas transporte leva nota mais baixa: 2,57

Notícias
 

Fonte: G1 / Planeta Sustentável / Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 16 de janeiro de 2014

Segundo estudo, paulistanos pedem melhor transport

Paulistano quer melhor transporte, mas é feliz mesmo assim

créditos: Marília Z.A. Figueiredo

 

O “Índice de Bem-Estar Brasil-WBB”, uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela MyFunCity, foi divulgada ontem (14) e mostrou a avaliação de 786 moradores da cidade de São Paulo sobre o nível de satisfação em relação a 10 categorias: meio ambiente, transporte, família, redes de relacionamento, segurança, carreira, educação, governo, consumo e saúde. As notas dadas a cada um desses itens variava de 1 a 5.

 

O indicador que mede o nível de satisfação, que é uma média de todas as notas dadas às 10 categorias, atualmente está em 3,69, média superior à de 5 anos atrás, que era de 3,47. Mesmo assim, o índice deixa claro que a vida dos paulistanos precisa melhorar ainda, principalmente naquilo que diz respeito ao transporte e mobilidade urbana da cidade.

  

 

Mobilidade em questão

Segundo a pesquisa, “foram considerados críticos a qualidade do transporte público e o tempo gasto diariamente no trânsito, pois 31% dos participantes alegaram dispensar 2 horas no trajeto de ida e volta do trabalho e/ou faculdade, prejudicando o convívio familiar.”

 

Dentre os principais achados relacionados à Transporte e Mobilidade, pode-se destacar:

• Trânsito piora a saúde da população e ainda limita tempo com a família.

• Qualidade do transporte público e tempo gasto no trânsito são os aspectos mais carentes de atenção.

• Uma parcela próxima de 31% dos respondentes reportou gastar mais de duas horas diariamente em deslocamentos para o trabalho ou escola/faculdade.

• O tempo gasto no trânsito parece que dificulta a satisfação de dois aspectos julgados relevantes pelos respondentes: estar com a família e praticar atividades físicas.

• Em três dos sete indicadores dessa variável, o sexo do respondente impactou a satisfação do respondente, e os indivíduos do sexo feminino apresentaram menor satisfação em todos eles.

 

A pesquisa revelou, também, que aproximadamente 70% das pessoas que responderam ao questionário utilizam metrô ou ônibus para se deslocar em São Paulo, enquanto aproximadamente 19% utilizam carro.

 

O questionário foi aplicado entre os dias 10 e 30 de novembro de 2013. O objetivo é que, segundo a apresentação do relatório, "esse conjunto de indicadores permita a geração de políticas públicas e privadas que busque melhorar o nível de bem-estar das pessoas".

 

O estudo foi apresentado ao prefeito Fernando Haddad nesta segunda feira (13). Há a intenção de levar o trabalho para outras cidades brasileiras, criando um Índice Brasil. Segundo Fábio Gallo Garcia, professor da FGV-EAESP, "com a pesquisa, criou-se um banco de dados importante para estudos acadêmicos".

 

Leia o estudo na íntegra aqui.

 

Leia também:

SP: Ônibus são até 25% mais rápidos em corredores sem táxi, diz estudo

RJ e SP são as piores regiões metropolitanas em mobilidade urbana

Rede Nossa São Paulo apresenta propostas para transporte público da cidade 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário