Protesto pede criação de ciclovias e melhor sinalização em Belém

Ciclistas fecharam trecho no elevado do Entroncamento na última segunda (20)

Notícias
 

Fonte: G1 PA  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 21 de janeiro de 2014

Centenas de ciclistas protestaram em Belém

Centenas de ciclistas protestaram em Belém

créditos: Divulgação

 

Centenas de ciclistas interromperam o trânsito no elevado do Entroncamento na noite da última segunda-feira (20). O protesto do grupo Bicicletada Belém cobra melhorias na sinalização na capital e a criação de ciclofaixas no novo Complexo de elevados.

 

A concentração do grupo foi em frente à Praça Santuário, no bairro de Nazaré. Os ciclistas usavam nariz de palhaço para representar a indignação contra a falta de estrutura no trânsito de Belém e o descaso do poder público. "Alertar a população quanto à mobilidade das cidades", afirmou o professor Jairo Moreira.

 

Na avenida Almirante Barroso, o trânsito ficou lento. Os agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) tentavam orientar os motoristas. Na avenida Augusto Montenegro, os ciclistas fechavam, de cinco em cinco minutos, as saídas do elevado. Quem teve que esperar o protesto para seguir viagem, era a favor da causa, mas não concordava com o bloqueio.

 

"Eles têm razão, tem que ter a ciclovia do ciclista, mas, ao mesmo tempo, têm que respeitar o nosso direito de chegar em casa também", opinou o funcionário público, André Rodrigo. "Tinha que ter a ciclovia para eles aí até para evitar acidentes, porque eles estão trafegando junto com os carros no meio do elevado. Concordo com eles, está certo, mas também não têm que prejudicar nosso trabalho também", afirma o motorista Orlando Teixeira.

 

A ciclovia da Almirante Barroso ainda está em reformas, mas, para os ciclistas, o principal problema é o elevado do Complexo do Entroncamento, onde não existe sinalização nem área restrita a eles.

 

"A gente teve uma reunião no Ministério Público do Estado que foi mostrado um projeto onde o Entroncamento teria ciclofaixa para os ciclistas, mas quando foi inaugurado o elevado, a gente constatou que não existe essa ciclofaixa", concluiu a professora Ana Maria Nascimento.

 

Guardas municipais tentavam manter a ordem. Os manifestantes chegaram a bloquear um trecho do elevado. De acordo com ciclista Leandro Barros, o protesto busca melhores condições para quem faz da bicicleta um meio de transporte diário.

 

"O intuito dessa manifestação é realmente garantir o uso coletivo da rua, do espaço público, então, nesse momento que a gente cria esses transtornos é exatamente para mobilizar a sociedade, é para garantir que todos possam usar  com coletividade e segurança o transporte público", disse o sociólogo.

 

Será realizada uma reunião nesta terça-feira (21), no prédio da Semob, para debater o projeto de criação de uma ciclovia na avenida Pedro Álvares Cabral, que deverá facilitar a movimentação dos ciclistas pela capital paraense.

 

Leia também:

Cadeirantes de Belém reclamam de calçadas e se arriscam nas ruas

Crianças recebem bicicletas para comparecer à escola, em Belém

População denuncia a precariedade das calçadas de Belém


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário