São Paulo não investe o suficiente em bicicletas

Ações do poder público em favor da bicicleta ainda são tímidas; faltam publicidade, infraestrutura e incentivo

Notícias
 

Fonte: Esporte Interativo  |  Autor: Gustavo Fernandez*  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2014

Ciclistas sob forte calor na ciclofaixa da Av. Far

Ciclistas sob forte calor na ciclofaixa da Av. Faria Lima

créditos: Estadão Conteúdo

 

É público e notório que São Paulo enfrenta graves problemas de trânsito há muitas décadas. A situação tende a se agravar ao longo do tempo e basta algum fator imprevisto ou incomum, como greves, tempestades, manifestações e megaeventos, para o caos instalar-se e a cidade parar de vez. 

 

Passando por dificuldades semelhantes, grandes centros urbanos do planeta investem pesado em políticas a favor do uso das bicicletas como meio de transporte. Alguns desses exemplos podem servir de lição para o poder público que administra a cidade.

 

A primeira deficiência é, possivelmente, a responsável por todas as outras: a falta da "cultura da bicicleta" por parte da população e dos governantes, que encaram o veículo muito mais como lazer e esporte do que como meio de transporte. O índice de pessoas que utilizam a "magrela" para chegar ao trabalho ou estudo é baixíssimo. Somente uma forte campanha de incentivo ao uso da bike e de desestímulo à utilização do carro próprio pode inverter esse quadro.

 

Infraestrutura

É claro, contudo, que não se trata apenas de uma questão de publicidade. A infraestrutura é outro ponto chave na solução do problema. Segundo a página da Prefeitura, São Paulo conta hoje com 242,31 km de rede cicloviária, sendo que 120,8 km corresponde às ciclofaixas operacionais de lazer - faixas de ruas e avenidas da cidade reservadas aos ciclistas nos domingos e feriados, em uma ação mais voltada para o lazer do que para a locomoção. 

 

Dados do Portal Mobilize Brasil apontam que Berlim conta com 750 km de estrutura cicloviária; Amsterdã, 400 km; Nova Iorque, 675 km; e Bogotá, 359 km.

 

Mas infraestrutura vai muito além da construção de ciclovias. É fundamental que haja integração entre a bicicleta e o transporte público, além da construção de bicicletários, bolsões de bikes para aluguel ou empréstimo e espaços para chuveiros. Em Paris, por exemplo, o sistema de bicicletas públicas oferece um posto de autoatendimento para locação de bicicletas a cada 350 metros.

 

As próprias vias destinadas à circulação de ciclistas exigem planejamento e projeto próprios. Ciclovias separadas da malha rodoviária representam mais conforto e segurança. A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, é um caso de sucesso nesse quesito: dos seus 106 km de ciclovias, 103 km referem-se a faixas fisicamente separada das outras vias.

 

Algumas cidades também criaram um interessante sistema de faixa compartilhada entre ônibus e bicicletas que, desde que adequadamente projetadas e instaladas, podem beneficiar mais de um meio de transporte. A própria capital francesa adota essa opção, assim como as cidades de Calgary, no Canadá, Ghent, na Bélgica, além de diversas cidades nos Estados Unidos e na Alemanha.

 

Impostos

Mais um empecilho ao crescimento do número de pessoas que fazem uso da bike para locomover-se pela cidade é a alta carga tributária incidida sobre o produto. 

 

A Aliança Bike, Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, encomendou um estudo que aponta que bicicletas produzidas formalmente no Brasil apresentam uma média de 40,5% de tributação sobre o valor final. "As esferas federal, estaduais e municipais precisam trabalhar de forma conjunta. Nesse sentido, a altíssima carga tributária incidente sobre a bicicleta, maior do que a que incide sobre motocicletas e automóveis, precisa ser reduzida", comentou Marcelo Maciel, presidente da Aliança Bike.

 

O impacto causado pelos altos tributos é ainda maior porque o veículo em questão é mais utilizado pelas classes de menor poder aquisitivo, ou seja, aquelas que mais seriam beneficiadas com a redução do preço final do produto. Segundo a Rede Nossa São Paulo, a maioria dos paulistanos que veem a bicicleta como meio de locomoção ao trabalho ou local de estudo encontra-se em bairros de baixa renda - é o caso de Itaquera, onde está sendo construída a Arena que será utilizada na Copa do Mundo.

 

Ainda que São Paulo esteja tomando algumas providências em relação ao transporte via bicicleta, as autoridades precisam reconhecer a urgência do tema como uma das medidas essenciais para solucionar ou, pelo menos, minimizar os problemas de mobilidade na maior cidade do Brasil. Uma política que beneficie a utilização das bikes garante melhores condições à mobilidade, ao meio ambiente, à economia e à saúde da população paulistana.

 

*Colaborou Murilo Rezende


Veja também:

Por segurança, BikeSampa desativa estações na área central 

Ciclovia da Eliseu de Almeida, em SP, não tem previsão de término

Ciclovia será primeira obra de plano de ocupação formulado pela sociedade em SP 

SP: Parcerias estimulam o uso de bicicletas

SP ganhará 37 km de ciclovias para ligar eixos comerciais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Monique Gutierrez - 12 de Fevereiro de 2014 às 12:39 Positivo 2 Negativo 0

A Engenharia da Mobilidade ainda encontra impasses nos investimentos do governo. O curso, ainda oferecido por poucas universidades brasileiras, é um dos mais importantes atualmente.

Clique aqui e deixe seu comentário