Nova faixa de ônibus aumenta velocidade do carro na zona sul de SP

Os primeiros dias de funcionamento de uma nova faixa exclusiva de ônibus na zona sul de SP já foram responsáveis por aumentar em 3 vezes a velocidade no trânsito

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: André Monteiro  |  Postado em: 12 de fevereiro de 2014

Congestionamento na  avenida Guarapiranga

Congestionamento na avenida Guarapiranga

créditos: Divulgação

 

Apesar da melhora, os carros de passeio ainda demoram o dobro do tempo dos ônibus para percorrer o mesmo trecho. A medida foi implantada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no esquema de faixa reversível exclusiva para ônibus.

 

Ela fica no eixo formado pela av. Vitor Manzini, ponte do Socorro e av. Guarapiranga, trecho de 2,7 km que começa na altura da rua Bruges e termina na estrada do M'Boi Mirim.

 

A medida consiste na reversão de uma das faixas no sentido centro, que passa a circular no sentido bairro das 16h às 20h nos dias úteis.

 

A faixa reversível está sendo operada dentro do corredor de ônibus existente, por isso a faixa exclusiva da av. Guarapiranga foi liberada no sentido bairro para o tráfego geral –entre o largo do Socorro e rua Frederico Grotte.

 

Na primeira semana de funcionamento, a velocidade média dos ônibus, segundo a CET, passou de 13,3 km/h para 19,2 km/h –aumento de 44%, o que reduziu o tempo de viagem de 12 para 8 minutos.

 

Já no tráfego geral, incluindo lotações que trafegam fora das pistas exclusivas, a velocidade aumentou de 3,2 km/h para 9,6 km/h – alta de 200% e redução no tempo de viagem de 50 para 16 minutos.

 

Segundo a CET, a melhora ocorreu porque a medida aumentou a capacidade de tráfego da via tanto para ônibus quanto para os demais veículos.

 

A meta da gestão Fernando Haddad (PT) é elevar a velocidade média do sistema de ônibus para 25 km/h até o fim da gestão.

 

A CET diz que manterá agentes em campo para orientar motoristas, e que está finalizando os estudos e medições para incluir o novo trecho nas operações diárias de faixas reversíveis.


Radares

Começaram a funcionar nesta terça-feira (11) mais dois radares de fiscalização de faixas exclusivas de ônibus. Eles flagram motoristas que invadem as pistas exclusivas à direita, infração que rende multa de R$ 53,20 e mais três pontos na habilitação.

 

Segundo a CET, os novos aparelhos ficam na av. Aricanduva (sentido centro, na altura no número 5.555) e na Radial Leste (sentido centro, altura da rua Antônio de Barros).

 

Com eles, são nove os radares aptos a fiscalizar invasões de faixas à direita – infração que mais cresceu no ano passado. A cidade também conta com 75 radares nos corredores à esquerda.

 

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