Apesar da melhora, os carros de passeio ainda demoram o dobro do tempo dos ônibus para percorrer o mesmo trecho. A medida foi implantada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no esquema de faixa reversível exclusiva para ônibus.
Ela fica no eixo formado pela av. Vitor Manzini, ponte do Socorro e av. Guarapiranga, trecho de 2,7 km que começa na altura da rua Bruges e termina na estrada do M'Boi Mirim.
A medida consiste na reversão de uma das faixas no sentido centro, que passa a circular no sentido bairro das 16h às 20h nos dias úteis.
A faixa reversível está sendo operada dentro do corredor de ônibus existente, por isso a faixa exclusiva da av. Guarapiranga foi liberada no sentido bairro para o tráfego geral –entre o largo do Socorro e rua Frederico Grotte.
Na primeira semana de funcionamento, a velocidade média dos ônibus, segundo a CET, passou de 13,3 km/h para 19,2 km/h –aumento de 44%, o que reduziu o tempo de viagem de 12 para 8 minutos.
Já no tráfego geral, incluindo lotações que trafegam fora das pistas exclusivas, a velocidade aumentou de 3,2 km/h para 9,6 km/h – alta de 200% e redução no tempo de viagem de 50 para 16 minutos.
Segundo a CET, a melhora ocorreu porque a medida aumentou a capacidade de tráfego da via tanto para ônibus quanto para os demais veículos.
A meta da gestão Fernando Haddad (PT) é elevar a velocidade média do sistema de ônibus para 25 km/h até o fim da gestão.
A CET diz que manterá agentes em campo para orientar motoristas, e que está finalizando os estudos e medições para incluir o novo trecho nas operações diárias de faixas reversíveis.
Radares
Começaram a funcionar nesta terça-feira (11) mais dois radares de fiscalização de faixas exclusivas de ônibus. Eles flagram motoristas que invadem as pistas exclusivas à direita, infração que rende multa de R$ 53,20 e mais três pontos na habilitação.
Segundo a CET, os novos aparelhos ficam na av. Aricanduva (sentido centro, na altura no número 5.555) e na Radial Leste (sentido centro, altura da rua Antônio de Barros).
Com eles, são nove os radares aptos a fiscalizar invasões de faixas à direita – infração que mais cresceu no ano passado. A cidade também conta com 75 radares nos corredores à esquerda.
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