Estreia do BRT de BH terá só 5,8% da frota

Apenas 25 dos 428 ônibus articulados circularão na primeira fase; número é suficiente, diz BHTrans

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Fonte: O Tempo  |  Autor: Luciene Câmara  |  Postado em: 21 de fevereiro de 2014

Centro de Controle Operacional tem 33 bases de tra

Centro de Controle Operacional tem 33 bases de trabalho

créditos: Lincon Zarbietti

 

Depois de adiar por ao menos cinco vezes a entrega das obras do Move (nome dado ao BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) na capital, a prefeitura promete que o serviço comece a funcionar a partir do próximo dia 8, de forma gradativa. No entanto, nessa data, apenas 25 dos 428 novos ônibus articulados do sistema serão colocados em circulação no primeiro trecho – entre a Estação São Gabriel, na avenida Cristiano Machado, e o centro da cidade –, conforme divulgou nessa quinta a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

 

O número, 5,8% da frota, seria insuficiente para atender a demanda de passageiros no trajeto inaugurado, segundo engenheiros. Por dia, 300 mil pessoas usam o transporte coletivo nos dois sentidos do trecho, segundo a BHTrans. Somente no horário de pico da manha, são 24.400 usuários por hora no percurso bairro/centro.

 

Como cada ônibus articulado tem capacidade para 140 passageiros, os 25 veículos transportariam juntos até 3.500 pessoas. Os motoristas têm levado cerca de 42 minutos para ir da estação São Gabriel ao centro e voltar. “Os números mostram que o Move vai começar a operar nos moldes de uma fase de testes e não terá força total para atender a demanda da população”, afirmou Márcio Aguiar, mestre em engenharia de transportes e professor da Fumec.

 

Diretor de Transporte Público da BHTrans, Daniel Marques explicou que os 25 ônibus incluem apenas os articulados e serão suficientes para a primeira fase. Os padrons (novos modelos, com capacidade para até 100 passageiros) não serão inseridos nessa etapa, segundo ele. Já os ônibus convencionais vão continuar operando em Belo Horizonte como alimentadores.

 

Ele não esclareceu, no entanto, quantas linhas alimentadoras serão integradas ao Move na fase inicial, ou seja, desembarcarão passageiros na estação São Gabriel para que eles sigam viagem nos veículos do Move. “As linhas estão em definição e serão divulgadas em breve”, disse. Marques também não esclareceu quantas linhas troncais (novas linhas do Move que, nessa primeira fase, vão partir da estação São Gabriel e do centro) vão iniciar a operação.

 

Conforme já divulgado por O TEMPO, ao menos 12 linhas troncais já foram planejadas pela BHTrans, com destinos que incluem, além do centro, área hospitalar, Savassi, na região Centro-Sul, Alto dos Pinheiros e Lagoinha, na região Noroeste, entre outros.

 

“Como está sendo feito, a BHTrans terá de administrar dois sistemas no mesmo trecho, o Move e o convencional”, prevê Aguiar.

 

Sem resposta

Atraso. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) nega que haja atraso na compra dos ônibus, mas não informou quantos já foram adquiridos.

 

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