Em Indaiatuba (SP), número de bicicletas supera a frota de carros

Segundo pesquisa da associação de ciclistas, município paulista tem 130 mil bicicletas. Famosa pelas bikes, cidade tem ao menos 20 km de ciclovias e ciclofaixas

Notícias
 

Fonte: G1 Campinas e Região  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 24 de fevereiro de 2014

Indaiatuba tem 130 mil bikes e 94 mil carros

Indaiatuba tem 130 mil bikes e 94 mil carros

créditos: Divulgação

 

Pela primeira vez, a cidade de Indaiatuba (SP) tem um número de bicicletas maior do que o número de carros. O levantamento foi feito pela Associação de Ciclistas do municpipio, já famoso pela grande quantidade de bikes. São 130 mil 'magrelas', enquanto que a Secretaria de Municipal de Transportes estima em 94 mil o número de veículos.

 

Os moradores da cidade usam as bicicletas como alternativa para se deslocarem nas atividades diárias. A costureira Silvana Ricardo acredita que depois que passou a utilizar a bicicleta sua rotina mudou. "Melhorei em tudo: disposição para trabalhar, perdi 6 kg e tenho outro estilo de vida. Eu recomendo", avalia a costureia, que pedala com a filha há um ano. Já o técnico de manutenção Evaldo Albaros usa a bike como esporte. "Em média, pedalo durante a semana dá uma faixa de 300 a 400 km, eu treino para a competição", conta o esportista.

 

Crescimento

Segundo o presidente da Associação de Ciclistas, Agnaldo Hubert, o acompanhamento é feito há 17 anos comprova o aumento no uso de bicicletas. "Eram poucas casas e a gente foi de porta em porta. De 97 pra cá começamos fazer o acompanhamento anual, com lojas que vendem bicicletas, e fomos atualizando", explicou Hubert.

 

A cidade possui pelo menos 20 km de ciclovias e ciclofaixas, o que também estimula os moradores a abrirem mão dos carros. Além disso, recentemente o município passou a alugar bicicletas em alguns pontos da cidade e os usuários podem emprestar o equipamento simplesmente com apresentação de documento.

 

A estimativa da Associação de Ciclistas é confirmada por quem trabalha no setor. Leonardo de Oliveira é dono de uma bicicletaria e diz que a demanda aumentou a ponto de gerar fila de espera na fila de manutenção. "No ano passado cresceu bastante, nós ficávamos trabalhando até nove, dez horas da noite para dar conta do movimento, para entregar no dia seguinte", afirma.

 

Número de bicicletas supera o de carros em Indaiatuba, SP (Foto: Reprodução/EPTV)Segundo dados da Associação de Ciclistas, Indaituba, SP, tem 130 mil bicicletas  (Foto: Reprodução/EPTV)

Leia também:

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário