Em Santo André (SP), motoristas estacionam carros na faixa de ônibus

Motoristas desrespeitam medida que prioriza transporte público na rua Carijós, bairro de Vila Alzira (Santo André)

Notícias
 

Fonte: Reporter Diário  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 25 de fevereiro de 2014

Motoristas não respeitam faixa exclusiva. Foto: Ro

Motoristas não respeitam faixa exclusiva

créditos: Rodrigo Lima

 

Uma das vias que ganharam faixa exclusiva de ônibus em janeiro, no município de Santo Andre (ABC paulista) foi a rua Carijós. A medida proibiu o estacionamento de carros na rua no sentido centro, entre 6h e 10h, e durante todo o dia na faixa contrária, direção bairro.

 

A proibição, no entanto, não intimidou os donos de automóveis que, mesmo com a multa e a perda de pontos na carteira, continuam a estacionar ali indevidamente e a prejudicar o trânsito na região. Com isso, muitas vezes os motoristas são obrigados a invadir a pista contrária para seguirem adiante.

 

Segundo a Prefeitura, a implantação da faixa exclusiva gerou uma economia de 25% no tempo de viagem, porém a diminuição da faixa sentido bairro, e o período de estacionamento indevido geraram revolta de moradores e comerciantes da região.

 

A gerente da Marcenaria Concept Prime, Katia Rocha, afirma que o número de carros estacionados na via de mão única da faixa sentido bairro continua elevado, o que dificulta o trânsito na rua. "Mesmo com a proibição, eu continuo vendo carro ali do outro lado. A Carijós já era problemática, e continua, mesmo com a faixa nova de ônibus", informa.

 

O proprietário da Bomboniere Luan, Edson Inácio, também reclama do estacionamento na via, que dificulta a passagem de quem está indo no sentido bairro. "As pessoas estacionam aqui (na rua) e os carros que vêm pra essa direção (sentido bairro) precisam desviar e passar na faixa que está indo pra lá (sentido centro). É um perigo", reclama o proprietário.

 

Já a maquiadora Fátima Aparecida Ramos, moradora na rua Carijós há mais de 40 anos, aprova a implantação da faixa exclusiva de ônibus, mas repudia o horário de estacionamento de quatro horas, já que a liberação da parada de carros após as 10h prejudica o usuário de ônibus. "Esse horário de proibição deveria ser das 6h às 18h. Já ouvi muitos motoristas reclamando que precisam mudar de faixa, ir pra central, pra descer o passageiro. A faixa foi feita pra facilitar a vida de quem pega transporte (público), e depois do horário de proibição acaba dificultando", diz a moradora.

 

Baixo custo

Paulinho Serra, secretário de Mobilidade, Obras e Serviços Públicos, afirmou nesta quinta (20) que o município implantará 257 vagas em vias localizadas ao redor da rua Carijós, em um Programa de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), de "imediato e de baixo custo". A medida visa deve desafogar o estacionamento das faixas exclusivas e aumentar as opções dos consumidores da área. "Hoje nós temos em torno de 195 vagas na região. Vamos aumentar para dar opção para aqueles que usam o comércio da área", afirmou.

 

Para o programa, a Prefeitura disponibilizou aproximadamente R$ 5 milhões, montante que pretende abranger 304 intervenções na cidade. Entre as mudanças estão o desafogamento de algumas vias, como a da avenida Dom Pedro, que também inaugurou a faixa exclusiva em janeiro deste ano, e a implantação da sincronização semafórica, projeto que visa sincronizar os semáforos de acordo com as características de cada bairro, em toda a cidade, até o final do ano.

 

Leia também:

Santo André projeta 13 novos corredores de ônibus 

Em Santo André, tapumes impedem uso de calçada 

Governo define estações de VLT que vai ligar Santo André a Guarulhos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário