Plano estratégico de Fortaleza deve ficar pronto no início de 2016

O plano deve direcionar as ações por mais seis gestões municipais. São três eixos: urbanismo, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: Thaís Brito  |  Postado em: 28 de fevereiro de 2014

Mobilidade urbana é um dos três eixos previstos no

Mobilidade urbana é um dos três eixos previstos no Plano

créditos: Sara Maia

 

Está prevista para fevereiro de 2016 a conclusão do Plano Estratégico e Participativo da Fortaleza 2040. Soluções programadas para até 24 anos depois serão propostas para a cidade em três eixos: urbanismo, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico. Na manhã de ontem, o prefeito Roberto Cláudio (Pros) assinou contrato de elaboração do documento. O objetivo é centralizar ideias e fazer funcionar um projeto de cidade, aproveitando tentativas anteriores e atuais de planejamento urbano na Capital.

 

Com o diagnóstico dos desafios, o plano vale a partir do último ano do mandato de Roberto Cláudio e deve direcionar as ações por mais seis gestões municipais. “As decisões na cidade ainda são feitas de forma muito espontânea, muitas vezes até bem intencionadas, mas sem qualquer base de planejamento”, declara o prefeito. Segundo RC, o documento também servirá para que os cidadãos cobrem os gestores em relação às mudanças na cidade ao longo dos anos.

 

A ausência de planos estratégicos para Fortaleza cria a necessidade de um documento que contemple uma visão a longo prazo, explica Eudoro Santana, secretário do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O secretário fica à frente dos trabalhos juntamente com o arquiteto Fausto Nilo. Conforme Santana, os problemas sociais e de mobilidade urbana se agravam pela falta de direcionamento.

 

Elaboração

A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito na presença de secretários, urbanistas e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante os dois anos de elaboração, o grupo técnico é formado em parceria com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e com a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), vinculada à UFC. O cronograma de elaboração será divulgado em março, na data a ser escolhida para a posse dos representantes do Conselho da Cidade.

 

A elaboração deve ter o debate e a escuta de membros da sociedade, comunidade acadêmica e movimentos sociais. “As soluções precisam ser pactuadas com a sociedade. Você precisa ouvir as queixas e demandas e talvez romper com a tradição ainda resistente de termos projetos que não têm o engajamento dos principais personagens”, defende o arquiteto Fausto Nilo. Segundo Roberto Cláudio, o cronograma reservará momentos de discussão técnica interna e outros voltados para a consulta popular.

 

Em matéria publicada no último dia 11 de janeiro, O POVO adiantou que a Prefeitura pretendia investir R$ 10 milhões na elaboração do plano “Fortaleza 2040”.

 

Estudos anteriores

O grupo de elaboração do Fortaleza 2040 deverá ter uma sala de situação, onde terá à disposição um arquivo com teses, documentos e planos já esboçados para a cidade.

 

Dentre eles, o Plano Diretor para Remodelação e Expansão de Fortaleza, elaborado pelo engenheiro Sabóia Ribeiro na década de 1940. Outra estratégia de desenvolvimento a dar base para os trabalhos é o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Fortaleza (Plandirf), elaborado na década de 1970.

 

Saúde

Durante entrevista, o prefeito Roberto Cláudio desmentiu ter viajado para São Paulo com o objetivo de realizar exames médicos, conforme publicado no O POVO na última terça-feira, 25. Segundo ele, a viagem foi para tratar de assuntos familiares e um eletrocardiograma foi feito durante o tempo livre.

 

“Sou hipertenso, de fato. Sou acompanhado por um médico do Ceará e faço exames rotineiros. Estou com os remédios em dia”, declarou.

 

O prefeito contou que foi surpreendido ao constatar, na inauguração de um equipamento médico, que estava com a pressão alta. Depois do episódio, ele afirma que trocou a medicação e passa bem.

 

Leia também:

Plano propõe rede cicloviária de 304 km para Fortaleza 

Cinco exemplos brasileiros rumo a um futuro mais sustentável 

Ônibus híbrido começou a circular em Fortaleza 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário