Restaurante em Paris usa bicicleta para entregar refeições

Ideias defendidas pelo Les Marmites Volantes são economia solidária, comida saudável e mobilidade sustentável. De bike, a casa entrega cerca de 80 marmitas por dia

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Valor  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 10 de março de 2014

Refeições quentinhas, entregues em casa, por bikes

Refeições quentinhas, entregues em casa, por bikes

créditos: Divulgação

 

A criação de negócios sustentáveis, que seguem princípios da economia social e solidária, e nessa linha também incorporam preocupações com questões urbanas, como a mobilidade sustentável, é uma vertente em alta em muitos lugares da Europa. E um bom exemplo vem da França: o restaurante Les Marmites Volantes, localizado no bairro de La Vilette, optou pela bicicleta como meio de transporte para a entrega de refeições em domicílio. 

 

Aberta a menos de dois anos por quatro jovens com formações diferentes, todos na faixa dos 30 anos, a casa tem como princípio produzir comida saudável, a preços acessíveis. Para conseguir oferecer refeições a preços baixos, conta a chef Madalena Guerra, uma das proprietárias, eles optaram por ter uma rede de fornecedores diretos, sem intermediários. "Utilizamos só produtos da região e montamos nosso cardápio - pratos vegetarianos e de carne - com produtos da estação", completa Madalena.  

 

A bordo das bikes identificadas com a marca da empresa, o Les Marmites Volantes entrega em média 80 marmitas. Elas seguem acondicionadas em recipentes encaixados e empilhados, cobertos por manta térmica. 

 

O diferencial, que ajuda a alavancar negócios como esse, é que o governo local apoia a criação de estabelecimentos promotores da inclusão social, caso do Les Marmites. O poder público paga parte do salário dos funcionários e promove concursos para quem abre negócios com estas características.

 

Assim, a fórmula do Les Marmites Volantes vem dando certo, e seus donos já estudam propostas para abrir uma segunda unidade, antes mesmo de a casa completar dois anos aberta. 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário