Arquitetos debatem o direito ao espaço público e à mobilidade

Em Fortaleza, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos traz nove especialistas para falar de temas como planos de mobilidade urbana, modais e ocupação do espaço público

Notícias
 

Fonte: XX CBA  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 03 de abril de 2014

Direito público aos espaços urbanos, em discussão

Direito público aos espaços urbanos, em discussão

créditos: Reprodução

 

O direito à cidade, na perspectiva do planejamento urbano, é o tema que será debatido este mês, em Fortaleza, por nove especialistas convidados para o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos. São eles os arquitetos e urbanistas Ricardo Correa (SP), Fausto Nilo (CE), Carlos Medellín (Colômbia), Paulo Saad (RJ), Zeca Brandão (PE), Andrey Rosenthal (RS), Edgard Porto (BA), Alexandre Delijaikov (SP) e Jozé Candido (RJ), que participam do grupo temático “Espaço Público e Mobilidade”, durante o XX CBA. O debate acontecerá nos dias 22 a 25 de abril, no Centro de Eventos do Ceará. 

 

Planos de mobilidade urbana, modais de transportes, infraestrutura viária, interação e ocupação dos espaços urbanos, equipamentos públicos, urbanização e requalificação de centros históricos, acessibilidade, mobilidade do pedestre e do ciclista são alguns dos motes de discussão deste grupo, que levará propostas de soluções para as cidades baseadas em suas respectivas experiências.

 

Novo modelo de cidade 

Segundo o arquiteto Ricardo Correa, diretor da TC Urbes e especialista em transportes cicloviários, embora os gestores das cidades brasileiras venham anunciando quilômetros de ciclovias, isso não resulta propriamente numa cidade com estruturas de deslocamento adequadas. 

 

“O que faz uma cidade ciclável, além da sua malha cicloviária, é seu processo de educação para a mobilidade como um todo. Para que se faça reconhecer a circulação não só de ciclistas, mas essencialmente de pedestres. Uma cidade se faz em cada palmo de interação do ser humano com o concreto e asfalto que este constrói. A cidade das pessoas para as pessoas. Estamos no início de uma mudança, na procura de um novo modelo de cidade, que certamente é muito diferente desta que vivemos hoje” explica.

 

Além dele, o arquiteto e urbanista cearense Fausto Nilo também compõe o grupo temático. Ele é responsável por obras muito conhecidas em Fortaleza, com destaque para aquelas de uso público, como a Reforma e Adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a Nova Praça do Ferreira e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 

 

Também é de sua autoria, em parceria com os arquitetos Ricardo Muratori e Esdras Santos, o projeto que prevê a requalificação da Avenida Beira Mar de Fortaleza, vencedor do Concurso Nacional de Ideias, organizado pelo IAB do Ceará, em 2009.

 

“Um plano de movimentação de pessoas na cidade, levando em conta a reestruturação do uso do solo e a integração dos sistemas de modos de transporte, pode alterar positivamente o valor do tempo, principalmente para a maioria trabalhadora ensejar maior convívio dos membros da família e da comunidade. Além disso, permite reduzir a poluição e também os custos com transporte. Creio que uma reforma deste tipo afetará positivamente até a diminuição da agressividade urbana” defende.

  

Serviço

Debate "Espaço Público e Mobilidade", no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Quando: 23 a 25 de abril, das 14h às 16h30

Onde: Sala 8 do Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE).

Mais informações no site do evento: http://www.xxcba.com..br

 

Leia também:

A saúde e a cidade 

Mobilidade humana é conceito-chave para melhorar as nossas cidades

Ciclovias representam apenas 1% da malha viária das capitais no país 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário