Projeto sugere ampliar calçadas de três ruas em Porto Alegre

Proposta é de autoria da Associação Mobilidade Urbana em Bicicleta. Ideia é delimitar circulação de pedestres e de veículos no Centro da capital

Notícias
 

Fonte: G1 RS  |  Autor: G1 RS  |  Postado em: 28 de abril de 2014

A proposta consiste em ampliar calçadas

Proposta consiste em ampliar calçadas

créditos: Reprodução

 

Um projeto elaborado pela Associação Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mobicidade), fruto de uma parceria com um escritório de arquitetura de Porto Alegre, propõe mudanças em ruas do Centro Histórico da capital do Rio Grande do Sul. A ideia é facilitar a circulação de quem anda a pé pela região, informou a equipe de reportagem do G1.

 

A proposta consiste em ampliar calçadas, reduzir estacionamentos e reorganizar o mobiliário urbano. Somente no Centro Histórico, circulam, em média, cerca de 400 mil pessoas por dia.

 

As ruas escolhidas são Doutor Flores, Vigário José Inácio e Marechal Floriano, onde o grande número de veículos compete diretamente com pedestres. A ideia é restringir faixas com implantação de fradinhos e sinalização, como pinturas nas calçadas.

 

“O pedestre vai ocupando um espaço a mais da rua. Nós delimitamos isso com fradinhos, que são estruturas mais altas, e fazendo uma pintura no chão, para delimitar o espaço para o pedestre usar”, explica Cadu Carvalho, um dos coordenadores e membros do Mobicidade.

 

O projeto foi apresentado ao prefeito José Fortunati no início deste mês. “Se você tem uma calçada, uma via, que é completamente insuficiente para a circulação dos pedestres, e esses pedestres por si só já estão ocupando o espaço que, teoricamente, é do carro, por que não você legitimar isso e seguir o que está no Código de Trânsito?”, questiona Cadu. Na ocasião, a avaliação do projeto foi vista de forma positiva pela Prefeitura de Porto Alegre.

 

Leia também:

Metrô de Porto Alegre: prazo para estudos termina hoje 

Câmara de Porto Alegre aprova fundo para Plano Diretor Cicloviário 

Em Porto Alegre, segundo veículo do sistema aeromóvel entra em operação experimental 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário