Os botões nos semáforos de pedestres funcionam?

Há em SP quem diga que apertar o dispositivo, também chamado "botoeira", simplesmente não adianta. Em alguns casos, isso é verdade

Notícias
 

Fonte: Revista Galileu  |  Autor: Ricardo Ampudia  |  Postado em: 20 de maio de 2014

Nem sempre a botoeira funciona

Nem sempre a botoeira funciona

créditos: Allyne Moreira e Feu / Editora Globo

 

Em cruzamentos na capital paulista onde há grande fluxo de pedestres, os semáforos são programados para não responder aos botões nos horários de maior movimento. Um exemplo é o cruzamento da Avenida Sumaré com a Rua Bartira, na zona oeste de São Paulo. Das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas, o semáforo vai dar passagem ao pedestre de 65 em 65 segundos, quer alguém aperte o botão ou não. Gastar o dedo ali não vai fazer as coisas irem mais rápido.

 

Mas isso varia. Em algumas ruas, a luz verde só acende para o pedestre quando o botão é acionado. Caso ninguém aperte, o semáforo ficará horas aberto para os carros sem nunca dar passagem. Mas, como muitos já perceberam, acionar a botoeira não tem um efeito imediato.

 

“É necessário que o sistema complete todo o tempo programado para aquele cruzamento”, diz João Cucci, gerente de controle de semáforos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo. Isso porque o semáforo funciona em ciclos de, por exemplo, um minuto. Se você apertar a botoeira quando o timer estiver em 57 segundos, só vai precisar esperar um pouquinho. Mas se der azar de acioná-la logo depois que o ciclo tiver sido renovado, terá de esperar até que o minuto seja completado. Ah, e apertar várias vezes não muda nada.

 

Leia também:

Piso tátil na Paulista acaba em parede e 'oculta' metrô 

Cinco soluções alternativas de mobilidade urbana 

Taiwan irá multar pedestres que andam olhando para o celular 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário