Poluição urbana alcança e impacta a floresta amazônica

Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos afirmam que o uso em excesso de automóveis modifica os padrões de chuva em Manaus (AM)

Notícias
 

Fonte: Revista Pesquisa Fapesp  |  Autor: Revista Pesquisa Fapesp  |  Postado em: 30 de maio de 2014

Poluição d Manaus pode adentrar 250 km sobre a flo

Poluição de Manaus atinge 250 km e penetra na floresta

créditos: Agência Fapesp

 

Ao usarem seus carros, os moradores de Manaus modificam os padrões de chuva.

Em fevereiro e março, como parte das atividades do programa de pesquisa Green Ocean (GO) Amazon, pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos fizeram 15 sobrevoos em um avião de pesquisa sobre a floresta amazônica e a cidade de Manaus. Nesse trabalho, eles verificaram que a massa de ar com poluição gerada na cidade, a chamada pluma, pode chegar a 250 km de distância e modificar a estrutura da chuva na floresta e na capital do Amazonas. 


"Poluição gerada na cidade, a chamada pluma, pode chegar a 250 km de distância e modificar a estrutura da chuva na floresta e na capital do Amazonas." 

 

A uma altitude mínima de 600 m, o avião Gulfstream ARM 1, conhecido como G-1, do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL), fazia zigue-zagues dentro da pluma, filmava as nuvens à frente, fotografava cristais de gelo e, por meio dos sensores colocados sob as asas ou na fuselagem, registrava a quantidade de material particulado, óxidos de nitrogênico, monóxido de carbono e ozônio produzidos na cidade e de compostos voláteis orgânicos, liberados pelas plantas da floresta. 

 

“Conseguimos captar a extensão e a altitude da pluma de Manaus com excelente concordância com nosso modelo numérico de transporte químico da atmosfera”, disse Karla Longo, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenadora dessa parte do trabalho, financiado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos. 

 

As informações coletadas tomaram a forma de um banco de dados, acessível, por meio de mapas e gráficos. Veja, acessando uma das páginas do site do Inpe

 

A pluma de Manaus pode chegar a 250 km sobre a floresta e intensificar as chuvasFoto: Eduardo César / Revista Fapesp 


Leia também:

Secretário diz que plano deve resolver mobilidade na Copa em Manaus 

Ônibus estão abandonados em Manaus 

O caos diário do transporte coletivo de Manaus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário