Em Manaus, placa 'malcriada' chama atenção sobre a falta de respeito ao pedestre

Acidentes em plena faixa de pedestre motivou a colocação do banner no canteiro central da avenida - medida que foi aprovada pela maioria

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: Kelly Melo  |  Postado em: 15 de setembro de 2015

Placa tenta que motoristas respeitem a faixa

"Placa-desabafo" tenta que motoristas respeitem a faixa

créditos: Antônio Lima/A Crítica

 

Cansados de presenciar acidentes de trânsito e ter dificuldade para atravessar na faixa de pedestres localizada entre a avenida Rodrigo Otávio e rua São Luís, no Coroado, zona leste de Manaus, o professor universitário Welton Oda e sua namorada, Karine Sanches, decidiram colocar um banner com uma frase “malcriada” no canteiro central da via para chamar a atenção dos motoristas que passam por ali. A medida foi aprovada por moradores e usuários do transporte coletivo.

 

O auxiliar de almoxarifado, Paulo Sérgio da Silva, 26, contou que presenciou cinco acidentes nos últimos meses e relata que todos os pedestres sofrem para fazer a travessia com segurança. “Os carros vêm em alta velocidade e mesmo a gente esticando os braços, tem gente que não para. Aí fica difícil”, reclamou.

 

A idosa Lurdes da Silva, de 70 anos, disse que até conformou com banner (apesar do “palavrão” estampado nele), mas afirmou que o problema é antigo e tende a piorar, tendo em vista que a avenida Rodrigo Araújo é uma via de fluxo intenso.

 

“Nos horários de pico o problema piora porque é aí que o pedestre não tem vez mesmo. Mora aqui há mais de 30 anos e sempre foi assim. Deviam colocar um sinal para ver se melhora”, sugeriu a moradora.

 

Além das reclamações dos usuários, a faixa pedestre também está apagada, o que dificulta a passagem no período da noite.

 

De acordo com Karine Sanches, o banner foi instalado em uma árvore no canteiro central da avenida no último sábado e a ideia surgiu como um desabafo, uma vez que os direitos dos pedestres são desrespeitados.

 

“Nós divulgamos nas redes sociais e está sendo bastante comentados. Chamou a atenção. Mas ainda não deu para perceber se  deu para mudar o comportamento dos motoristas”, explicou.

 

Obras na rotatória

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que à medida que as obras de revitalização no Complexo Viário Gilberto Mestrinho forem concluídas, a sinalização viária, incluindo as faixas de pedestres, será revitalizada.

 

Leia também:

Especialistas e cicloativistas discutem políticas públicas para a mobilidade em Manaus 

No Amazonas, 'Calçada Legal' inicia em setembro ações de conscientização

Boa parte das vias de Manaus estão com as faixas de pedestres quase apagadas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário