Faixa exclusiva para ônibus causa dúvidas entre motoristas de Curitiba

Primeira faixa na cidade, na Rua XV de Novembro, não é respeitada. Diferente das canaletas, apenas sinalização terrestre indica a preferência

Notícias
 

Fonte: G1 PR  |  Autor: G1 PR  |  Postado em: 18 de junho de 2014

Rua XV de Novembro, em Curitiba

Rua XV de Novembro, em Curitiba

créditos: Reprodução

 

A nova faixa exclusiva para ônibus ainda causa muitas dúvidas para os motoristas que trafegam pela Rua XV de Novembro, em Curitiba. A via é de uso compartilhado, mas a faixa dos ônibus não pode ser usada pelos demais veículos. O objetivo é aumentar a velocidade média de 11 linhas que passam pela rua e que atendem, diariamente, a 45 mil pessoas.

 

Essa faixa é a primeira instalada na cidade. Em outras ruas de Curitiba, há as canaletas de ônibus, onde o espaço dos coletivos é separado por uma calçada, evitando confusões entre os motoristas.

 

Em função disso, muitos motoristas acabam usando a faixa como se fosse preferencial para os ônibus, não exclusiva. Eles invadem o espaço, para tentar evitar o trânsito mais intenso nas demais faixas.

 

Outra dúvida é sobre como fazer conversões à direita. Como a via exclusiva usa a faixa da direita, os motoristas têm receio de fazer as curvas, pois podem cortar a frente dos ônibus. Na verdade, a forma correta é usando um trecho seccionado, onde é possível usar a faixa dos ônibus apenas para entrar nas ruas à direita.

 

De acordo com o presidente da Urbs, Roberto Gregório, nos próximos dias deve ocorrer uma campanha de esclarecimento para os motoristas, com o objetivo de tirar as dúvidas em relação à nova faixa. “A nossa ideia agora é intensificar o trabalho de esclarecimento, de orientação, o papel educativo de uma forma geral, para na sequencia a faixa entrar em plena operação”, explica.

 

Após o período de esclarecimentos, a fiscalização na Rua XV de Novembro deverá ser iniciada. A partir daí, quem for flagrado usando a faixa de forma irregular estará sujeito a multa de R$ 53,00, além de três pontos na carteira de habilitação.

 

Leia também:

Prefeitura de Curitiba publica edital de licitação do metrô 

Curitiba sinaliza faixa para ciclistas em avenida central 

Curitiba deixou R$ 1 bilhão em mobilidade para trás 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário