Que tal saber, em tempo real, se o melhor é pegar metrô, trem ou ônibus?

Pesquisador propõe à cidade de SP uma solução inteligente, com câmeras de monitoramento que informam ao usuário a capacidade de momento dos vários modos de transporte

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de junho de 2014

Rede de transporte de SP já dispõe de centros de c

Rede de transporte de SP já dispõe de centros de controle

créditos: Ricardo Guimarães / CPTM

 

Imagine a situação: alguém chega ao terminal rodoviário Tietê, na zona norte de São Paulo e, rapidamente, precisa saber qual a melhor rota e o modo mais tranquilo de seguir com o transporte público até outro extremo da cidade, digamos a região da Berrini. É claro que a pessoa ficará indecisa, sem saber se deve pegar o metrô ou se vai encontrar um trem lotado, andando devagar; e de ônibus, quanto tempo gastaria?, cogita.  

 

Este dilema, comum a todo usuário do transporte coletivo de grandes cidades como São Paulo, ocorre porque não existe disponível no país nenhum serviço integrado, que forneça informações, em tempo real, sobre a capacidade de cada sistema de transporte - metrô, trem ou ônibus urbanos. 

 

Preocupado com o que considera uma falha de comunicação que afeta toda a mobilidade urbana, o pesquisador Jaguaraci Batista Silva, mestre em ciências da computação, desenvolveu um projeto na área de arquitetura de software para a construção de um sistema inteligente, simples de implantar e de custo razoável, garante.     

 

O trabalho, intitulado "Mobilidade urbana por meio de vias inteligentes", propõe uma solução com uso de sensores para monitoramento em tempo real das condições do transporte público. Por este recurso, os dados coletados diretamente das vias são direcionados a centros de controle integrados que, por sua vez, repassam as informações ao usuário através de painéis de led instalados em estações e pontos de embarque do transporte. 

 

Soluções já existem

Segundo Jaguaraci, cidades europeias como Santander, na Espanha, já utilizam sensores para mapear e monitorar o transporte. Também aqui esta aplicação é necessária e, ele completa, já existem câmeras nas principais vias da cidade, o que facilitaria agregar um serviço de informação básica sobre a capacidade do transporte. 

 

A grande maioria da população que reclama do transporte já faz uso de smartphone, observa o pesquisador. Então, diz ele, um sistema de informação informatizado seria facilmente incorporado e muito útil a estes usuários. 

 

"Minha proposta é melhorar a mobilidade urbana. E justamente agora que está em discussão na cidade de São Paulo um plano de mobilidade urbana, gostaria muito de compartilhar meu conhecimento e tornar este projeto de domínio público. Meu interesse, o que eu posso fazer, é isso, contribuir para tentar melhorar o transporte público", declara o pesquisador. 

 

Para saber mais, leia a apresentação do trabalho de Jaguaraci Silva na seção Estudos do Mobilize.

 

Leia também:

Av. Paulista ganha código em pontos de ônibus com dados sobre linhas

Google vai avisar quando usuário deve descer do ônibus 

Aplicativos em pontos indicarão trajetos e localização de ônibus no Rio 

Solução para mobilidade urbana pode passar pelas redes sociais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário