Em Curitiba, ciclistas criam uma praça de bolso

Em processo colaborativo, a sociedade civil organizada cria um pocket-park na capital paranaense para "celebrar a cidade como plataforma estética, artística e política"

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Du Dias / Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de junho de 2014

Em Curitiba, ciclistas criam uma praça de bolso

Ciclistas mutirantes posam na futura pracinha de Curitiba

créditos: Divulgação: Praca de bolso do Ciclista


Há aproximadamente dois anos um pequeno terreno com pouco mais de 100m² no centro da capital paranaense despertou o interesse do cicloativista e coordenador da CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu),  Goura Nataraj e seus companheiros. Às sombras de um prédio abandonado no centro histórico da cidade, na esquina das ruas São Francisco e Presidente Faria, a área estava numa região curiosamente tão valiosa quanto negligenciada,  bem em frente à um dos pontos de encontro de ciclistas mais conhecidos de Curitiba, a Bicicletaria Cultural. A ideia dos ativistas era transformar o terreno abandonado numa praça do ciclista, mais ou menos como aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo. Informados que o espaço pertencia ao poder público, recorreram à prefeitura.


A ideia foi bem recebida pelo executivo municipal, porém o projeto não saiu do papel. “A prefeitura gostou da proposta e até sugeriu o nome, Praça de Bolso do Ciclista, em alusão aos Pocket Parks (pequenos parques em regiões densas da cidade), mas a obra deveria ter sido entregue para o III Fórum Mundial da Bicicleta, que aconteceu na cidade em fevereiro deste ano. Infelizmente o tempo passou e o terreno continuava coberto por tapumes”, lembra Goura.


Durante a realização do Fórum, a artista plástica suíça radicada nos Estados Unidos, Mona Caron, fez um enorme painel que além de marcar o território, evidenciava ainda mais a vocação da praça - uma enorme tulipa florescendo, com uma bicicleta voadora saindo de dentro dela passou a ocupar uma parede que delimitava parte do espaço.


Após a realização do Fórum, o coordenador da CicloIguaçu recorreu novamente à prefeitura, agora com uma proposta mais ousada – além de ceder o espaço e o projeto original, o município disponibilizaria material de construção como pedras, areia, cimento e tijolos, cabendo aos ativistas mobilizar, em forma de mutirões, a mão de obra. “Fiquei muito surpreso quando a prefeitura acatou nossa proposta. A partir de então tivemos inúmeras discussões, reuniões e assembleias, contando sempre com a divulgação pela internet para reunir colaboradores e tocar o projeto. Em pouco tempo nosso grupo já contava com arquitetos, engenheiros e pessoas com conhecimento técnico, que se somavam a tantos outros com disposição e força de vontade para transformar o espaço”, lembra o ativista.

 


Mutirões
A partir da terraplenagem realizada pela prefeitura, as intervenções públicas na praça já estão chegando no seu oitavo final de semana e segundo Goura tornaram explícito o sentimento de amor dos cidadãos pelo espaço que ocupam. “É preciso criar cidadãos participativos e responsáveis se quisermos construir cidades mais agradáveis e seguras. A rua deve ser um espaço de convívio livre e saudável, em oposição aos espaços controlados que a iniciativa privada e o estado nos oferecem.” Diversos grupos participam ativamente dos mutirões, marcados preferencialmente para os finais de semana, já que a maioria dos colaboradores trabalha em horário comercial. Homens, mulheres, crianças, prostitutas e mendigos aparecem por lá com certa frequência. “Não queremos criar um espaço higienista, queremos uma cidade mais agradável para todos”, afirma democraticamente o diretor da CicloIguaçu.

 

Zona 30
Além da construção da praça, o grupo também passou a cobrar ações de traffic calming na região, reivindicando que o trecho onde a praça está localizada seja fechado para o trânsito de veículos automotores, além da criação de uma Zona 30 (região de grande concentração de pedestres onde o tráfego de veículos não deve ultrapassar o limite de 30km/h) no centro da cidade.


A expectativa é que o espaço disponha de um muro como suporte para artistas, paraciclos, ponto de recarga para bicicletas elétricas, bomba para encher pneus, serviço aberto de conexão com a internet, canteiros com plantas e a manutenção das ruínas de um antigo muro, como registro histórico das transformações no espaço urbano. Segundo Goura, a ação mostra como a cidade é uma plataforma estética, artística e política.

 

Leia também:

O desafio da bicicleta no Brasil 

Curitiba sinaliza faixa para ciclistas em avenida central 

São Paulo terá centro gratuito de serviços ao ciclista 

Projeto cria "bibliotecas" em ponto de ônibus de BH 

Canteiro central da Paulista não é ideal para ciclovia, dizem cicloativistas 

Pedestre, a principal vítima do trânsito curitibano 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário