Prioridade para pedestres fica apenas no papel

Elo mais fraco na cadeia da mobilidade, os pedestres não têm o que comemorar. Reportagem do Valor cita levantamento de 2012 do Mobilize, que deu 3,5 de nota às calçadas

Notícias
 

Fonte: Valor Econômico  |  Autor: Paulo Vasconcellos  |  Postado em: 01 de julho de 2014

Quem anda a pé ainda não é respeitado

Quem anda a pé ainda não é respeitado

créditos: Reprodução

 

Dois anos depois de aprovada a Lei 12.587, que estabeleceu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, na qual aparecem como prioridade, quem anda a pé ainda enfrenta calçadas esburacadas, degraus, postes, lixeiras e carros obstruindo o caminho. A sinalização continua tímida em comparação à que existe para os veículos. O foco das políticas públicas continua sendo o transporte motorizado e pouco se avançou no conceito de desenvolvimento e planejamento urbano.

 

"A mobilidade motorizada é sempre a prioridade. Só o que sobra é reservado a quem anda a pé ou de bicicleta", diz Meli Malatesta, arquiteta com doutorado em mobilidade a pé. "As políticas urbanas estão transformando as cidades em armadilhas. Em um mundo altamente tecnológico, estamos na Idade Média na garantia da acessibilidade. No Brasil, o pedestre é cidadão de segunda classe", afirma Eduardo José Daros, presidente da Associação Brasileira de Pedestres (Abraspe).

 

Em 2012, uma campanha da organização não-governamental Mobilize Brasil constatou que a nota média dada aos calçamentos em doze cidades do país não passava de 3,5. Ainda de acordo com a entidade, 90% dos sinais de trânsito são direcionados aos motoristas, embora dois terços das viagens urbanas diárias sejam feitas a pé.

 

Se os motoristas já respeitam mais os sinais e faixas de pedestres, as calçadas continuam ruins. Em muitas capitais, a sensação é de que não são cidades feitas para o pedestre. A diferença, de acordo com especialistas, começa já no tratamento que as calçadas recebem na comparação com ruas e avenidas.

 

Enquanto a mobilidade motorizada é responsabilidade do poder público, que se encarrega diretamente da sinalização e da conservação do asfalto, a mobilidade a pé é, por delegação das prefeituras, responsabilidade do proprietário do imóvel ou do lote em frente à calçada. Poucas cidades fiscalizam a conservação do calçamento e menos ainda orientam os donos de imóveis como se deve fazer e cuidar de uma calçada.

 

O tempo dos semáforos para a travessia das ruas também é insuficiente. Cidades como Londres já estão recalculando o fluxo dos semáforos a partir do número de pedestres, mas no Brasil os debates a favor da medida ainda são incipientes.

 

"A adoção da engenharia de tráfego nas cidades brasileiras conseguiu reduzir o número de acidentes envolvendo veículos, mas não o de atropelamentos. Alguns programas foram feitos para dar suporte à travessia, mas as cidades ainda estão tentando acertar a legislação das calçadas. Elas têm que ser implantadas e mantidas pelo poder público, mesmo que depois a conta seja mandada para o proprietário do lote", diz a arquiteta Meli Malatesta.

 

Leia também:

Zona de baixa velocidade começa a funcionar no Recife Antigo 

Após percorrer 2,8 mil km, ativista 'Zé do Pedal' chega a Fortaleza 

Teste para carteira de motorista terá perguntas sobre bicicletas e respeito ao ciclista 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário