Bicicletários são raridade em estações do Metrô e da CPTM

Apenas 36 das 157 estações têm espaço para guardar bicicletas. Ciclistas acreditam que falta de segurança incentiva uso do carro

Notícias
 

Fonte: G1 SP  |  Autor: G1 SP  |  Postado em: 07 de julho de 2014

Sem opção, ciclista amarra bike a poste

Sem opção, ciclista amarra bike a poste

créditos: Reprodução

 

Apenas 36 de 157 estações de trem e metrô em São Paulo têm espaço para guardar bicicletas com segurança.

 

Das 92 estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apenas 26 têm bicicletários. Já no Metrô, são 10 entre as 65 estações que têm espaço seguro para guardar as bicicletas. "Muita gente vem de bicicleta e não tem onde deixar", afirma a estudante Giovana Freire.

 

Sem opção, os estacionamentos das estações ficam mais cheios. "As pessoas acabam vindo de carro quando poderiam vir de bicicleta. Economizaria mais tempo no trânsito", avalia o auxiliar administrativo Naerte Francisco Pita Neto.

 

O assistente financeiro Edivar Teixeira aponta a falta de segurança como principal problema. "Sempre deixo a minha bicicleta aqui para trabalhar. Já fui roubado. Eu tenho de colocar dois cadeados porque não tem outro lugar para deixar", afirma.

 

Em estações como a nova Vila Aurora, na Linha 7-Rubi da CPTM, o bicicletário faz a diferença. "Vir de bicicleta ajuda porque é bem mais rápido. Poder deixar num lugar seguro é importante", afirma o estudante Reginaldo Lordano.

 

Em nota, a CPTM e o Metrô disseram que incentivam o uso de bicicletas. A CPTM destacou que pretende implantar bicicletários em todas as novas estações.

 

Leia também:

Mulheres terão vagão exclusivo em trens e metrô de São Paulo 

Mão na Roda inaugura em SP mais uma oficina de bike 

SP: Faixa de pedestre termina em mureta em avenida da Zona Sul 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário