Projeto de ciclovia no bairro Santa Cecília (Porto Alegre) é apresentado

Projeto da Prefeitura devia ter ficado pronto em dezembro de 2013. Trajeto terá 1,5 km, e a expectativa agora é de que seja concluído até final do ano

Notícias
 

Fonte: G1 RS  |  Autor: G1 RS  |  Postado em: 11 de julho de 2014

EPTC pretende terminar ano com 50 km de ciclovia c

Prefeitura gaúcha quer 50 km de ciclovia prontos este ano

créditos: Vanessa Silva/PMPA

 

Na noite de quinta-feira (10), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) apresentou uma nova etapa de complementação das obras da ciclovia do Bairro Santa Cecília, na Zona Leste de Porto Alegre. O projeto tinha previsão de conclusão para dezembro de 2013, mas foi atrasado em razão das obras da Copa do Mundo. O novo prazo anunciado pela empresa é final de 2014.

 

Com o atraso e a reformulação do projeto, a ciclovia deve ganhar extensão e chegará até a Zona Norte, ligando a Avenida Ipiranga à Praça da Encol. O novo trajeto apresentado pela EPTC tem 1,5 km e passa pela Rua Santa Cecilia, Avenida Neusa Goulart Brizola e Avenida Nilópolis. Na segunda etapa será incluída ainda a Avenida Nilo Peçanha, em direção ao Shopping Iguatemi.

 

Entre os moradores o projeto não tem sido unanimidade e tem gerado muita discussão. O ponto mais polêmico é a passagem da faixa de ciclistas pela Rua Santa Cecília. De acordo com moradores mais antigos, a via é mais estreita que as outras e vagas de estacionamento teriam de ser retiradas para acomodar a faixa de ciclovia. O medo deles é de que isso possa gerar também prejuízos econômicos.

 

A EPTC admitiu que pode fazer mudanças no projeto, através de sugestões dos moradores. A empresa se pronunciou dizendo que pode discutir como a ciclovia será feita, mas que pela lei a faixa passa pela Santa Cecília. Outra reunião deve ser marcada com os moradores do bairro para discutir o tema.

 

Ciclistas apontam vantagens e problemas no novo trajeto

A nova rota do trajeto porém também tem apoiadores. Para o presidente da Associação de Ciclistas de Porto Alegre, Pablo Weiss, a rua tem vantagens. "A Santa Cecília tem menor tráfego de veículos e é mais segura. A Vicente da Fontoura, como defendem os moradores é mais perigosa", defende ele.

 

Uma das mudanças necessárias no novo trajeto foi o deslocamento da ciclovia para o canteiro central entre a Avenida Lucas de Oliveira e a Praça da Encol. "O problema do canteiro central é que a ciclovia fica isolada, sem comunicação com as ruas adjacentes", opina o ciclista Beto Flach.

 

Entre debates e discussões, no entanto, as faixas de ciclovia na cidade podem ser apenas questão de tempo e adaptação, como lembra o espanhol Iker Martin, que vive há dois anos na capital gaúcha. "Lá também houve brigas e discussões na hora de fazer as ciclovias, mas depois os comerciantes viram que isso era bom, gerava público para as lojas", relata.

 

Leia também:

Trensurb oficializa serviço de consultoria para metrô de Salvador 

Associação de Consumidores avalia condições de ciclovias em 12 capitais 

Justiça dá prazo para prefeitura de Porto Alegre abrir licitação de ônibus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário