Pesquisa apontará locais para instalação de bicicletários em Aracaju

Público pode opinar até sexta-feira (18) no site da Ong Ciclo Urbano

Notícias
 

Fonte: Ciclo Urbano  |  Autor: Ciclo Urbano  |  Postado em: 16 de julho de 2014

locais para instalação de bicicletários em Aracaj

Bicicletários: nova infraestrutura de mobilidade em Aracaju

 

 A Ong Ciclo Urbano realizará, até o dia 18 de julho, uma pesquisa online com o intuito de saber quais locais devem ser priorizados para a instalação de bicicletários públicos na cidade de Aracaju. A ação conta com o apoio Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O resultado final será utilizado como subsídio pelo órgão responsável pelo trânsito na capital sergipana para o planejamento e instalação de bicicletários em pontos da cidade.

“Essa pesquisa será realizada da maneira mais democrática possível, obtendo informações daqueles que utilizam a bicicleta em seu cotidiano”, destaca Luciano Aranha, presidente da Ciclo Urbano.

Segundo Luciano, o objetivo da pesquisa é apontar as principais demandas em relação ao uso da bicicleta em Aracaju. “No entanto, este processo não irá definir os pontos exatos de cada bicicletário, mas apenas as regiões aproximadas que precisam ser atendidas pelos equipamentos públicos que futuramente serão instalados. A localização exata dos bicicletários será feita por uma equipe de planejamento por meio de levantamento de campo”, explica.
 
“Os locais devem permitir um equilíbrio entre a visibilidade do estacionamento e a sua integração ao ambiente urbano. Não devem ser colocado estacionamento sobre vias de pedestres, exceto se houver espaço suficiente para permitir a passagem dos lados do bicicletário. Em geral, recomenda-se deixar um espaço de dois metros de largura para os pedestres em todos os locais, dando-se ainda mais espaço quando o tráfego de pedestres for muito intenso”, detalha o representante da Ciclo Urbano.
 
Depois de estabelecida a localização específica de cada estação, o ponto será fotografado, detalhado e marcado com exatidão usando geoposicionamento. Estas coordenadas serão inseridas no “Mapa Cicloviário de Aracaju”, produzido pela Ciclo Urbano, a fim facilitar o deslocamento dos usuários de bicicleta.
 
Como participar 
O prazo para participação é até o dia 18 de julho de 2014. A participação na consulta pública é aberta a qualquer pessoa. O formulário eletrônico ficará disponível no site da Ciclo Urbano. (www.ciclourbano.org.br/projetos/pesquisa-bicicletarios-em-logradouros-publicos/ 
 
 
O que é um bicicletário
Bicicletário é toda área explicitamente destinada ao estacionamento de bicicletas, a qual geralmente é dotada de suportes para a fixação das mesmas. Quando instalado em local público este deve respeitar as regras de uso e ocupação do solo urbano determinado pelo Código de Posturas do Município e pelo PDDUS. De acordo como o Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97, bicicletário é o “local, na via ou fora dela, destinado ao estacionamento de bicicletas”.
 
Antes de realizar esta pesquisa pública, foram estabelecidos critérios para aprovar ou negar pedidos de instalação de bicicletários. Vamos citar alguns destes critérios:
 
1.     O estudo de fluxo é o primeiro passo para a instalação do bicicletário, pois ele determinará o sucesso ou fracasso do investimento;
2.     Para a realização do estudo é necessário saber a circulação de pessoas na região ou que usam o estabelecimento comercial;
3.     Para áreas públicas é necessário que exista contagem de ciclistas na região que será instalado o bicicletário;
4.     A quantidade de vagas deve ser estimada com 20% a mais do que a fluxo esperado;
5.     Em uma vaga para automóvel pode ser colocadas até 10 bicicletas;
6.     O bicicletário deve estar localizado ao longo da via principal de aproximação do edifício e ser claramente visível  ao longo desta linha de aproximação;
7.     Ele deve estar mais perto do que o estacionamento de carro;
8.     O bicicletário não deve ficar distante mais de 30 segundos de caminhada (40 metros) da entrada principal. Preferencialmente deve estar situado a menos de 15 metros;
 9.     Caso haja mais de uma entrada, deve-se instalar bicicletários de menor porte em cada uma das entradas em locais convenientes.

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário