Em Porto Alegre, uma plataforma para financiar paraciclos

Site do Cicloatividade permite que as pessoas colaborem com cotas e sugiram pontos na cidade onde querem que os suportes para prender bicicleta sejam instalados

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de agosto de 2014

Ação colaborativa viabilizará instalação de paraci

Ação colaborativa viabilizará instalação de paraciclos no RS

créditos: Reprodução / Cicloatividade

  

Foi lançado em Porto Alegre, no último dia 16, uma plataforma de financiamento coletivo para viabilizar a produção e a instalação de paraciclos na cidade. Paraciclos são suportes físicos onde a bike é presa pelo quadro e rodas.  

 

A iniciativa é do movimento de ciclistas Cicloatividade, e tem apoio da Prefeitura. Há dez dias do lançamento, um contador no site da entidade registra que já foram feitas 25 contribuições e 27 paraciclos instalados até o momento. 

 

A notícia sobre o lançamento desta plataforma chegou ao Mobilize trazida pelo leitor Leandro Batista de Mello, integrante do movimento. Segundo ele, "depois de testado em Porto Alegre, estaremos aptos a operar em parceria com outras prefeituras. Soube que São Paulo, por exemplo, pretende instalar paraciclos, e a nossa plataforma poderia servir como modelo", diz. 

 

Como funciona

Qualquer interessado pode participar desta ação, bastando para isso entrar no site do Ciclocidade e ir seguindo as passos para o uso da plataforma. As pessoas podem colaborar com cotas de R$ 10 e sugerir locais para a instalação do paraciclo. Para cada suporte, é necessário o financiamento de 25 cotas, e o doador pode fazer quantas contribuições desejar. 

 

“Há poucos locais específicos para deixar bicicletas em Porto Alegre. São utilizados árvores, hidrantes, postes ou placas. Por isso, formamos esse projeto colaborativo”, justifica o responsável pelo projeto e presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas) em Porto Alegre, Denis Pizzato.

 

Para o paraciclo ser coletivamente financiado, é necessário primeiro a aprovação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acerca do lugar sugerido. Além disso, o local deve estar de acordo com as exigências técnicas de instalação de paraciclos, publicada no decreto nº 18.529, que regulamenta elementos integrantes do sistema cicloviário para a guarda de bicicletas e de estações de bicicletas de aluguel, nos logradouros públicos da cidade.

 

Leia também:

A bicicleta como meio; a melhoria da cidade como fim

Movimento Ciclofaixa de Santa Cecília

RS: Grupo cria projeto para instalação de estacionamentos de bicicletas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário