Faixas de ônibus e ciclovias: 90% dos paulistanos aprovam, diz pesquisa

Divulgado hoje (18), levantamento do Ibope e Rede Nossa São Paulo revela o que melhorou e o que piorou na mobilidade urbana da cidade

Notícias
 

Fonte: Rede Nossa São Paulo  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de setembro de 2014

Faixas de ônibus e ciclovias são aprovadas por 90%

Hélio Gastaldi, diretor do Ibope, apresenta a pesquisa

créditos: Regina Rocha


Nesta quinta-feira (18/9), a Rede Nossa São Paulo e o Ibope lançaram os resultados da oitava edição da pesquisa sobre Mobilidade Urbana na capital paulista. O levantamento aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc. 


De acordo com a pesquisa, a aprovação das faixas exclusivas para ônibus continua alta: 90% dos entrevistados se dizem favoráveis à “ampliação das faixas”.

Para 64% dos pesquisados, os governos devem dar mais atenção aos transportes públicos, sendo construção/ampliação de linhas do metrô ou trem (58%) e de corredores de ônibus (37%) as medidas mais urgentes para a melhoria da mobilidade urbana.

Além disso, aumentou de 86% para 88% o porcentual de paulistanos favoráveis à construção e ampliação de ciclovias na cidade.


O trânsito na cidade foi considerado “ruim” ou “péssimo” por 70% dos entrevistados. E o tempo total gasto no trânsito, incluindo todos os deslocamentos, ficou em 2h46.

Por outro lado, 71% dos entrevistados afirmaram que deixariam de usar o carro, caso houvesse uma boa alternativa de transporte.

Foram ouvidas 700 pessoas entre dos dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Prefeito e secretários participam

 

O lançamento da pesquisa, no auditório do Sesc Consolação, na área cental, contou com a presença de personalidades como o prefeito Fernando Haddad e os secretários de transportes Jilmar Tatto (do município) e Jurandir Fernandes (do estado). 

 

Ao abrir o evento, Haddad aproveitou para lamentar que sua gestão vem enfrentando dificuldades para "construir uma agenda suprapartidária": "Na área da mobilidade, por exemplo, não temos tido apoio da oposição para ações que priorizam o transporte público, o transporte não motorizado (caso das ciclovias), o plano diretor. Felizmente, a pesquisa divulgada hoje mostra que a população quer equilibrar o jogo a favor de modais sustentáveis, a favor do pedestre", declarou. 

 

Já o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, falou das obras de ampliação da rede metroferroviária, prometendo que nos próximos seis anos a cidade terá "outra fachada de mobilidade": "Vamos reverter o quadro de insatisfação hoje com o atendimento ao transporte público".     

 

À saída, Fernandes ainda falou aos jornalistas, e disse que julga correta a política da prefeitura de construção de ciclovias na cidade: "No momento, ainda é um fato novo e nas áreas centrais é mais difícil, pois os espaços são mais disputados. Mas tenho certeza de que a adesão e o impacto serão ainda mais fortes na periferia, à medida que as vias para bicicleta forem se estendendo a essas partes da cidade".

 

Tanto Jilmar Tatto como Fernandes descartaram que, em suas respectivas áreas (ônibus e metrô), o aumento de tarifas para o transporte esteja atualmente em discussão. 

 

Já quanto ao "passe livre", questão que teve a aprovação do paulistano na pesquisa, as visões dos dois secretários diferem: para Jurandir Fernandes, é inviável: "Basta pensar no custo do transporte, que chega a 14 bilhões de reais/ano. Quem financiaria o passe livre?", pergunta. Já Tatto considera que "existe sim essa possibilidade no futuro", e que universalizar o acesso ao transporte público um dia poderá ser algo a ser buscado. Mas também o secretário municipal entende que a questão está em saber "quem financia, qual seria a fonte de financiamento", já que, segundo ele, "só com o orçamento da prefeitura não dá".     

 

Veja outras conclusões do levantamento:

- Aumentou em 10 pontos percentuais quem tem carro em casa – passou de 52%, em 2013, para 62%, em 2014. O acréscimo foi registrado em todas as faixas de renda, escolaridade e regiões da cidade;

- Também subiu de 27% para 38% o índice dos que utilizam o carro “todos os dias” e “quase todos os dias”;

- Respeito à faixa de pedestres: 52% acham que estão menos respeitadas (em 2013, eram 41%);

- Entre os usuários do carro, passou de 82% para 90% o indicador de favoráveis à aplicação de multas a quem para na faixa de pedestres. Também subiu de 36% para 43% o grupo dos que são favoráveis ao rodízio de dois dias. E aumentou de 86% para 88% os que são a favor da construção e ampliação de ciclovias;

- Parcela significativa dos entrevistados (41%) é favorável à implementação do passe livre para todos os usuários do transporte público em São Paulo;

- Sobre a qualidade de vida na cidade: passou de 61% para 66% o índice dos que consideram São Paulo um lugar “Bom” e “Ótimo” para morar. E de 13% para 18% os que acham um lugar “ótimo”; 

- “Saúde” continua sendo o maior problema na cidade. Destaque para “abastecimento de água”, que passou do 18º lugar em 2013 para o 6º principal problema de São Paulo. Cabe destacar, ao longo da série histórica, a queda das menções ao desemprego como principal problema: ocupava o 2º lugar, em 2008, e está em 9º, em 2014;

- Poluição: aumentou de 11% para 18% o número de paulistanos que consideram a “poluição da água” como tipo de poluição mais grave na cidade. “Poluição do ar” continua como sendo a mais grave para 94% dos entrevistados. Chama a atenção, ainda, a ampliação de 8% para 21% dos que consideram a “falta de chuvas” responsável pela poluição do ar;

- Respeito no trânsito: ciclistas e motociclistas são “muito desrespeitados” ou “um pouco desrespeitados” na opinião de 80% dos entrevistados;

- Ônibus como alternativa ao carro: Em 2014, o aspecto mais favorável à atração de usuários refratários ao uso de ônibus é a diminuição do tempo de espera pela condução (para 28% dos que nunca utilizam o meio de transporte), seguida de mais linhas de ônibus que cubram percursos que não cobrem atualmente (para 26% dos que nunca utilizam ônibus). O item de avaliação mais crítica continua sendo a lotação dos ônibus.

- Os entrevistaram mencionaram “construção de ciclovias” (26%) e “mais segurança” (26%) como principais fatores para a utilização de bicicletas como meio de transporte.

 

Leia também:

São Paulo testa ônibus com suporte para bicicletas 

Lançamento da VIII Pesquisa sobre Mobilidade Urbana 

VIII Pesquisa da Rede Nossa São Paulo sobre Mobilidade Urbana 

Virada da Mobilidade de São Paulo divulga programação da edição 2014 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário