Pesquisa de acessibilidade em calçadas será realizada em Sorocaba (SP)

A pesquisa nas calçadas do Centro da cidade paulista será feita a partir desta segunda-feira (27). O objetivo é apurar os principais obstáculos aos pedestres

Notícias
 

Fonte: Sorocaba Fácil  |  Autor: Assessoria / Prefeitura de Sorocaba  |  Postado em: 27 de outubro de 2014

Calçadas irregulares em Sorocaba

Calçadas com degraus, problema para o morador de Sorocaba

créditos: G1

 

A pesquisa é uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD). “É muito importante que as pessoas com deficiência, familiares e amigos participem desta pesquisa e colaborem com o projeto. Esta fase é essencial para garantirmos efetivamente o direito de acessibilidade, que é fundamental a todas as pessoas”, enfatiza Edith Di Giorgi, vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social.

 

Para isso, a Coordenadoria está se reunindo com um grupo técnico formado por funcionários da Serp, Urbes – Trânsito e Transportes e Conselho Municipal, além de pessoas com deficiência, estas como colaboradoras voluntárias. “O principal papel da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência é fazer esta articulação entre a sociedade civil e o poder público garantindo a promoção de melhorias na cidade para a qualidade de vida desse segmento”, comenta Sandra Moraes, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

 

“A Prefeitura de Sorocaba está dando início a esse projeto no Centro da cidade. O nosso objetivo é criar rotas acessíveis no Anel Viário da Região Central, que compreende uma área entre a Avenida Afonso Vergueiro, Avenida Eugênio Salerno, Rua Moreira César, Avenida Juscelino Kubistchek e Avenida Dom Aguirre”, afirma Oduvaldo Denadai, secretário de Serviços Públicos. Todas as modificações seguirão a NBR 9050 da ABNT.

 

De acordo com Roberto Thomé, da Serp, não será possível promovermos essa acessibilidade em todas as ruas do Centro. “Há muitos locais que são tecnicamente inviáveis, ou por serem muito íngremes, ou porque teríamos que fazer desapropriações e mexer nas entradas de imóveis, mas criaremos rotas acessíveis”, explica.

 

Roberto ainda ressalta que as melhorias na acessibilidade não beneficiarão apenas as pessoas com deficiência: “Esta iniciativa municipal vai atingir a todos nós, desde mães com carrinhos de bebê, obesos e idosos, por exemplo”. Entre os locais que já foram verificados e podem receber melhorias são os cruzamentos da Rua Santa Cruz e da Rua Coronel Cavalheiros.

 

Na pesquisa, as pessoas vão poder relatar os problemas existentes na rua, o estado de conservação da calçada, o revestimento do piso, se existe alguma interferência, como lixeira, caixa de correio, poste de iluminação, por exemplo, se existe desnível, se a guia é rebaixada, entre outras questões. A população pode contribuir com o projeto respondendo à pesquisa pelo Portal da Prefeitura de Sorocaba.

 

Leia também:

Enfim, chegamos às calçadas

Em Sorocaba (SP), segurança de ciclistas é tema de ação nesta quinta

Giro das bicicletas compartilhadas pelo Brasil

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário