Crianças da zona leste de SP vão ganhar 80 "calçadas brincantes"

Projeto 'Calçadas Brincantes, 1000 formas de brincar' acontecerá dia 28/10 em 16 cidades do país. Na capital paulista, uma escola busca parceiros para apoiar o evento

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Escolas do Bem  |  Autor: Mobilize Brasil/ Tatiana Soledade  |  Postado em: 30 de agosto de 2023

Projeto abre espaço nas calçadas para as crianças

Projeto abre espaço nas calçadas para as crianças brincarem

créditos: Escolas do Bem

A Escola AE Carvalho, instituição de ensino particular localizada na zona leste de São Paulo, próximo à estação de metrô Artur Alvim, participa da primeira edição do projeto social "Calçadas Brincantes - 1000 formas de brincar*". 

 

Esta iniciativa pretende promover uma ação colaborativa nas calçadas ao redor da escola, que fica no bairro Cidade Antônio Estevão de Carvalho (Cidade AE Carvalho), no sábado, dia 28 de outubro, entre as 9h e 16h. 

 

Para a realização do evento, a escola busca parceiros que desejem atuar como patrocinadores, apoiadores ou voluntários. Podem participar: comércios; empresas; escolas públicas; órgãos governamentais; veículos de comunicação/influenciadores digitais; e também alunos e familiares, professores, artistas e toda pessoa interessada no tema. 

 

As inscrições para o projeto Calçadas Brincantes são gratuitas e vão até o dia 15 de setembro. O contato deve ser feito diretamente com a neuroeducadora Juraci Maria Cordeiro Rodrigues, pelos telefones: (11) 2280-4584 e (11) 96602-8451 (whatsapp).

 

Calçadas Brincantes: qual é a proposta? 

No dia da ação colaborativa, as calçadas das avenidas e ruas do entorno da Escola AE Carvalho receberão pinturas, por exemplo, do jogo da amarelinha e de outras brincadeiras, e as crianças da comunidade serão convidadas a se apropriar desses espaços, para poder se divertir com os amigos e conviver ao ar livre. O trecho escolhido para as pinturas das calçadas brincantes tem como limítrofe as avenidas Calim Eid, do Contorno, Campanella e a praça Padre Rosseti.

 

“A meta é pintar 80 pavimentos, ou seja, torná-los ‘calçadas brincantes’. Para isso conto com o apoio de todos”, solicita a neuroeducadora. Juraci explica que cada pavimento será colorido por uma equipe com até dez voluntários. "E para a execução do trabalho, vamos precisar da doação de tintas, pincéis etc”, diz.

 

Entre os objetivos da ação estão o melhoramento do espaço público (com calçadas mais coloridas, decoradas com desenhos) e o incentivo para que os pequenos brinquem ao ar livre. "Isso traz uma série de benefícios físicos e mentais”, destaca a educadora. 

 

Para a população localizar as calçadas com as intervenções, durante e após a ação colaborativa, será preparado um mapa impresso (chamado “mapa do brincar”) que deverá ser distribuído gratuitamente pelos parceiros do projeto.

 

Todas as Calçadas Brincantes criadas serão divulgadas no Instagram da instituição de ensino (@escolaaecarvalho) e submetidas a uma votação popular até o dia 4 de novembro. Os três pavimentos mais votados – os donos dessas calçadas e os integrantes das equipes que fizeram as pinturas - ganharão um prêmio e uma homenagem da apoiadora da iniciativa, vereadora Janaína Lima (MDB), em cerimônia no dia 22 de novembro na Câmara Municipal de São Paulo.

 

  

 

*Calçadas Brincantes – 1000 formas de brincar (1ª edição) é uma iniciativa do Programa Escolas do Bem, coordenado pelo Instituto Noa, e do qual faz parte a Escola AE Carvalho. A ação colaborativa será realizada simultaneamente por 16 escolas situadas em oito cidades: São Paulo (SP); Ferraz de Vasconcelos (SP); Osasco (SP); Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Contagem (MG); Itabira (MG); Feira de Santana (BA). E a meta geral é criar mil pavimentos sobre os quais as crianças possam interagir. Em São Paulo, 600 calçadas brincantes serão pintadas em oito bairros da capital. 

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Metrô de Tóquio cria área para apoiar pais que viajam com bebês
Livro mostra a cidade como espaço lúdico na primeira infância
Barcelona reveste suas ruas com símbolos gráficos. Para o pedestre
Arquitetas e crianças transformam juntas o espaço urbano
Em busca da educação nas ruas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário