Livro mostra a cidade como espaço lúdico na primeira infância

"Vou a Pé" narra as aventuras da pequena Sossô no trajeto entre casa e escola. Evento de lançamento será em agosto (Mês da Primeira Infância) com oficinas para crianças

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Ass. imprensa  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de julho de 2023

"Vou a Pé": interação inspiradora com a cidade

créditos: Divulgação

“Vou a Pé”, livro escrito por Bianca Antunes e Luísa Amoroso, retrata as caminhadas da pequena Sossô em suas idas e vindas diárias da escola. Ao longo do trajeto, os pequenos leitores vão conhecendo as aventuras da menina, que explora a cidade "como um grande playground", nas palavras de Bianca. A ideia, explicam as autoras, é mostrar o papel educador e lúdico do espaço público, e como a interação com a cidade pode ser inspiradora.


Acompanhada de seu cuidador, Sossô conduz os pequenos leitores a conhecer suas aventuras diárias em uma cidade que, mesmo sem dispor de brinquedos estruturados, atrai e educa pelas oportunidades lúdicas que oferece. “É uma celebração ao olhar curioso das crianças, mostrando que a cidade também é um lugar que ensina, inspira e cria memórias”, diz Bianca Antunes.


"As ilustrações de 'Vou a Pé' nos levam a explorar as cenas por outra perspectiva, ao representar a cidade a partir da altura de uma criança de três anos. É por esse olhar que descobrimos pequenos insetos, grandes degraus, poças d'água, um pouco de fumaça e muitas pernas e bumbuns", explica o texto de divulgação do livro.


Todo o trajeto é pincelado pelo ritmo da cidade, mas, principalmente, pelo ritmo da criança – um tempo diferente do tempo do adulto, pois Sossô – como todas as crianças – tem o olhar sempre atento para a próxima aventura. "A criação das cenas foi um processo cuidadoso de representar o olhar curioso da criança, mas não fantasiar por ela. As ilustrações trazem a ludicidade e abrem espaço para mais interpretações, sem colocar todas as respostas", conta Luísa Amoroso, coautora e ilustradora do livro.


"Vou a Pé" foi selecionado no edital do Proac 2022, e tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas; e da iniciativa Urban95, por meio da Fundação Bernard van Leer e do Cecip. É o terceiro lançamento infantil da Pistache Editorial, que publicou antes "Invenções para morar” e “Cidades para Brincar”, da série Casacadabra. A editora também coeditou "Cidade, Gênero e Infância", vencedor do Prêmio IAB-SP (2022), com a Romano Guerra Editora.

 

 Nas ilustrações de Luísa Amoroso, uma cidade vista a partir da altura da criança de três anos. Imagem: Divulgação

 

Lançamento
O evento de lançamento será no dia 12 de agosto, das 10h às 13h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em São Paulo,  e contará com oficinas realizadas pelas arquitetas do coletivo CoCriança, organização que promove processos participativos de intervenção urbana com ênfase nas infâncias. As oficinas devem instigar a descoberta de texturas de elementos naturais e a conexão com a natureza urbana, incluindo a construção de uma maquete com os materiais descobertos na praça Rotary, onde a biblioteca está situada. 

 

A data para o evento de lançamento não é ao acaso: agosto é o Mês da Primeira Infância – recorte do zero aos seis anos de idade e público central do livro. 

 

Serviço 
"Vou a Pé", livro de Bianca Antunes e Luísa Amoroso
Valor: R$ 53,00 (Pré-venda no site da editora)

Lançamento: 12/8, das 10h às 13h
Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, rua General Jardim, 485 - Vila Buarque 

 


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Arquitetas e crianças transformam juntas o espaço urbano
Deputado do DF propõe uma política de mobilidade a pé
Bike elétrica para transportar com segurança até 8 crianças
Mais liberdade e mobilidade para as crianças!
A pé para escola: uma campanha global pela mobilidade ativa

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário