Deputado do DF propõe uma política de mobilidade a pé

"Precisamos considerar as velocidades nas travessias de diversas pessoas, como idosos, crianças, cadeirantes, entre outros...", diz o deputado Max Maciel, autor do PL

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Ass. Câmara DF  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de abril de 2023

Pedestres cruzam faixa de travessia em Brasília-DF

Pedestres cruzam faixa de travessia em Brasília-DF

créditos: Detran-DF


Projetada para 500 mil habitantes e cerca de 100 mil veículos, Brasília já tem quase dois milhões de carros e motos em circulação. Segundo o Detran-DF, entre 2011 e 2022, a frota de veículos do Distrito Federal cresceu 46,36%.


Mas, como se sabe, a cidade do carro foi esquecendo dos pedestres, como tem denunciado há dez anos o nosso parceiro Uirá Lourenço, do Brasília para Pessoas: calçadas incompletas, sem acessibilidade, danificadas, interrompidas ou que simplesmente não existem são algumas das reclamações de quem anda a pé pelo DF.


Com os pés no chão e de olho nessa pauta, o deputado distrital Max Maciel (PSOL) protocolou um projeto de lei que institui uma Política de Mobilidade a Pé para o Distrito Federal e cria um comitê local da mobilidade a pé. Ele explica que embora já existam legislações específicas sobre acessibilidade, ciclomobilidade e mobilidade ativa, a Política de Mobilidade a Pé seria a primeira legislação exclusiva sobre o tema.

 

O projeto reitera a prioridade máxima à mobilidade a pé, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997), e na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), de forma a devolver o protagonismo às pessoas que caminham e que - de longe - são a maioria no DF e em todo o país.

 

Acessibilidade e respeito aos idosos
A Política de Mobilidade a Pé também prevê o desenvolvimento de projetos que propiciem e ampliem a mobilidade e acessibilidade aos pedestres. “Precisamos considerar por exemplo, as velocidades nas travessias de diversas pessoas, como idosos, crianças, cadeirantes, entre outros. Precisamos dar ênfase às pessoas com deficiência e/ou baixa mobilidade, além de idosos e crianças”, afirma o parlamentar.

 

O deputado distrital afirma ainda que a mobilidade a pé é o modo de transporte mais utilizado e também o com maior capacidade de integração aos demais modos de transporte. “Principalmente com o transporte público, uma vez que todas as pessoas em qualquer deslocamento e trajeto a ser realizado assume a condição de pedestre em algum momento, independentemente de classe social, cor, gênero e condições físicas”, acrescenta o deputado.


Leia também:
Brasília faz 63 anos e pede socorro na área da mobilidade urbana
Em Brasília, as marcas da devastação rodoviarista
Semáforo pifa, e pedestres se arriscam no Eixo Monumental de Brasília
Os prazeres e percalços de quem caminha


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário