No Paraná, governo estuda participar da administração do metrô

Sugestão veio do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, em reunião com o governador Beto Richa

Notícias
 

Fonte: Gazeta do Povo  |  Autor: Chico Marés  |  Postado em: 05 de novembro de 2014

Reunião entre Fruet e Richa, ontem à tarde, durou

Reunião entre Fruet e Richa durou 1 hora e meia

créditos: Jonas Oliveira/ANPR

 

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), apresentou uma proposta para o governador Beto Richa (PSDB) para que o governo estadual participe da administração do metrô de Curitiba. Segundo Fruet, trata-se apenas de uma ideia inicial, mas o governador demonstrou interesse na ideia. A proposição foi feita em uma reunião no Palácio Iguaçu, ontem, na qual os dois debateram temas administrativos de interesse comum.

 

Segundo Fruet, ainda não há qualquer definição de como seria a participação do estado na gestão – ele apontou a possibilidade da criação de uma agência reguladora do metrô, ou de uma parceria na gestão direta do sistema. De acordo com ele, isso será discutido com o secretário estadual da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, escalado para negociar com a prefeitura.

 

“Esse é um processo que vai muito além das nossas gestões. O objetivo é deixar uma estrutura com a maior transparência e a maior participação de todos os envolvidos”, disse o prefeito. Além dessa proposta, Fruet também conversou com Richa sobre a situação da licitação do metrô– atualmente suspensa pelo TCE-PR.

 

O metrô não foi o único assunto em pauta na reunião entre prefeito e governador, que durou cerca de uma hora e meia. O principal assunto em pauta, na realidade, era a renovação do convênio do sistema de transporte coletivo – que se encerra no mês de dezembro. Não houve qualquer definição sobre o assunto, visto que o objetivo dos dois era fazer uma avaliação da situação atual do convênio. Entretanto, a prefeitura avalia que, pelo tom da conversa, a renovação deve acontecer sem maiores problemas.

 

Já Richa apresentou a Fruet suas propostas para aumentar a arrecadação do estado, como o novo programa de refinanciamento de dívidas e as novas regras para o pagamento antecipado do IPVA. Este último foi visto com bons olhos pelo prefeito, uma vez que a prefeitura também deve aumentar sua arrecadação com a medida – 50% da arrecadação com IPVA é repassada aos municípios. Os dois projetos foram aprovados ontem na Assembleia.

 

O governo estadual também anunciou a concessão de um empréstimo de R$ 7,5 milhões à prefeitura para obras de readequação da Rua Agamenon Magalhães, no Tarumã. O empréstimo será feito através do Fundo de Desenvolvimento Urbano. Outros dois empréstimos, para obras na Rua Raul Pompeia e na Avenida Manoel Ribas, estão engatilhados.

 

Reaproximação

Nos bastidores do governo do estado e da prefeitura, especula-se uma possível reaproximação entre Richa e Fruet, visando as eleições de 2016. Os dois negaram. “Não falamos nada objetivamente [sobre alianças políticas]. Falamos do resultado eleitoral, fizemos uma análise, mas não tratamos de futuro”, disse Fruet. Via assessoria, Richa também disse não ter tratado deste assunto.

 

Leia também:

Em Curitiba, 'ligeirinho' ganha estação na Linha Verde

Problemas com projeto do metrô reduzem orçamento 2015 de Curitiba

Curitiba - avaliações da campanha Sinalize


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário