UITP realiza estudo para ampliação dos trólebus na América Latina

Os dados foram apresentados no congresso da entidade internacional realizado em São Paulo nesta terça-feira (11)

Notícias
 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 12 de novembro de 2014

Há 40 mil trólebus no mundo

Há 40 mil trólebus no mundo

créditos: Reprodução

 

O estudo da UITP – União Internacional de Transporte Público levou em conta os custos de implantação e operação de sistemas de ônibus elétricos e a redução dos gastos com saúde pública relacionados à poluição.

 

Os dados foram apresentados no congresso da entidade internacional realizado em São Paulo nesta terça-feira e serão encaminhados aos gestores públicos das principais cidades latino-americanas.

 

O coordenador do Grupo de Trabalho de Trólebus para a América Latina da UITP, Roberto Berkes, diz que o Brasil tem tecnologia própria de ônibus não poluentes, mas o poder público fica devendo em relação a investimentos e financiamentos.

 

Atualmente o Brasil possui cerca de 300 trólebus em três sistemas, todos no estado de São Paulo. O estudo mostra que a implantação de um corredor de ônibus elétrico pode ser até um milhão e cem mil dólares mais cara por quilômetro na comparação com um corredor de ônibus comuns.

 

No entanto, de acordo com o especialista em veículos elétricos e membro da ONG Respira São Paulo, que participou dos trabalhos, Jorge Françoso, o estudo mostra que em 25 anos, este custo inicial maior é compensado.

 

Foram citados no congresso exemplos internacionais, como o programa Zeus que, com a participação do Banco Europeu e de fabricantes, criou financiamentos de 23 milhões de Euros para a renovação da frota e desenvolvimento de novas tecnologias em diversas cidades da européias.
Rosário, na Argentina, também enviou representantes para falar sobre a expansão da rede de trólebus local.

 

Leia também:

Passagem para o abuso no transporte público da América Latina 

BID lança estudo sobre o uso de bicicleta na América Latina e Caribe 

A primavera das bicicletas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário