No Brasil, poluição mata bem mais do que o trânsito

Atenção prefeitos: Não é mole caminhar ou pedalar em meio a tanta fumaça e barulho. Fique por dentro deste e de outros fatos lendo o editorial nº 137 do Mobilize

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize  |  Postado em: 14 de novembro de 2014

Fumaça na pista: cena comum em cidades brasileiras

Fumaça na pista: cena comum em cidades brasileiras

créditos: Sergio Batista/Sempre na Luta

 

Duas notícias a destacar. A primeira, alarmante, vem do Instituto Saúde e Sustentabilidade (leia no link) e revela que o número de mortes provocadas pela poluição em duas capitais brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, supera de longe o número de vidas perdidas em acidentes de trânsito. Os dados são de 2011 e mostram que São Paulo teve 15.700 vítimas da atmosfera poluída, contra 7.867 do tráfego, ou seja, mais que o dobro.

 

O trabalho foi realizado por uma equipe ligada à Universidade de São Paulo, com participação do professor Paulo Saldiva, reconhecido especialista brasileiro no tema.

 

Quem circula a pé ou de bicicleta nas ruas e avenidas brasileiras certamente já recebeu uma baforada escura de gases e material particulado saindo do escape de um carro, caminhão ou ônibus. Mas, atenção, essa é apenas a parte visível de toneladas de gases e partículas que ficam na atmosfera e provocam cânceres, problemas circulatórios e doenças cardíacas, entre outros males, segundo o estudo do Instituto.

 

Abrir ciclovias parece ser a proposta da moda entre prefeitos de várias cidades do país. São obras relativamente baratas e que produzem um efeito midiático bastante positivo. Apoiamos essas iniciativas, mas lembramos que é muito duro, às vezes insuportável, caminhar ou pedalar ao lado de motos, carros e ônibus em função do ruído, calor e fumaça emitidos por seus motores. Sugerimos, de imediato, a adoção (ou retomada) das inspeções anuais nos veículos, além da fiscalização rigorosa nas ruas para retirar de circulação os veículos fora de padrão. É muito fácil identificá-los com os olhos, o nariz e os ouvidos.

 

A segunda novidade -  quase boa - vem da Prefeitura de São Paulo e responde a uma demanda de milhões de usuários do transporte público, como mostra nossa campanha Sinalize. Se tudo correr como prometido, em 2015 as 19 mil paradas de ônibus da capital paulista receberão adesivos com informações sobre as linhas, horários e trajetos dos ônibus que circulam em cada local. A afixação e manutenção dos cartazes será feita pela empresa que explora comercialmente os anúncios publicitários dispostos nos abrigos de ônibus. A proposta é positiva, mas parece tímida frente aos dois grandes cartazes luminosos que exibem apenas mensagens comerciais. Por que não colocar a informação mais importante (que ônibus passa aqui, quando passa e onde passa) em destaque, com letras grandes e bem iluminadas? Aguardamos respostas.

 

Quer receber a newsletter semanal do Mobilize? É simples: basta informar o seu e-mail no campo de inscrição no nosso portal.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário