Primeira operação do VLT é aprovada pela população potiguar

Veículos Leves sobre Trilhos de Natal serão inseridos gradualmente no horário comercial. Usuários ficaram satisfeitos

Notícias
 

Fonte: Jornal de Hoje  |  Autor: Carolina Souza  |  Postado em: 03 de dezembro de 2014

População aprova novo VLT

População aprova novo VLT

créditos: Carolina Souza

 

Novos, modernos, seguros e climatizados. Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) começaram a entrar em operação nesta terça-feira (2) na região metropolitana de Natal. No rosto dos usuários, a satisfação em ver o inesperado acontecer. A dona de casa Maria das Graças, 46, foi uma das primeiras a entrar no VLT que iniciou sua viagem com destino à Ceará-Mirim às 9h44 de hoje. Para ela, a modernidade chegou.

 

“Nunca imaginei que iria fazer parte disso. Cheguei hoje nesta estação achando que iria pegar o Trem Urbano e quando vi essa máquina parada achei que estava em outra cidade”, disse, se referindo ao VLT. “Utilizar um transporte público mais seguro e com ar condicionado é coisa de primeiro mundo. Sempre que eu puder, irei optar por esse transporte”, comentou.

 

O que mais chamou atenção dos usuários desse sistema de transporte é o conforto que os Veículos Leves sobre Trilho proporcionam. Mas o melhor de tudo é o preço: R$ 0,50 centavos por trajeto. “Fomos presenteados com a modernidade sem pagar nenhum centavo a mais. Espero que a população saiba aproveitar e preservar. Estou muito satisfeito”, comentou o eletricista Robinson Aurélio, 50.

 

Com a operação de hoje, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Natal) deu início à chamada “operação branca” com os novos equipamentos. A ideia da Companhia é inserir os Veículos Leves sobre Trilhos gradualmente no horário comercial, devendo utilizar inicialmente os horários intermediários e com menor fluxo de passageiros.

 

De acordo com o superintendente da CBTU, João Maria Cavalcanti, as primeiras operações do VLT ocorrerão tanto na linha Norte (Natal/Ceará-Mirim), quanto na linha Sul (Natal/Parnamirim). Em até 15 dias a operação oficial na grande horária deverá ser iniciada, com a chegada de mais um veículo.

 

“Decidimos inserir o VLT gradativamente no sistema por precauções. Escolhemos para este momento os horários em que não há muitos usuários para analisar melhor o desempenho dos veículos. Pode até ser uma precaução exagerada, mas estamos fazendo isso por cautela. Porém é importante frisar que as locomotivas e os veículos passaram por mais de um mês em testes”, informou.

 

João Maria garantiu que os investimentos não culminarão em aumento das passagens para os usuários. “O preço cobrado pelas viagens faz parte de um projeto social do Governo e isso não irá mudar”, garantiu. Essa informação foi comemorada por Jonata Silva, que trabalha há mais de 10 anos como vendedor ambulante nos Trens Urbanos da CBTU.

 

“Em todos esses anos no vai e vem dos vagões eu presenciei muita coisa ruim. Se os VLTs não quebrarem fácil, já será um ganho enorme. Agora, ver meus clientes bem acomodados e com direito a ar condicionado me deixa muito satisfeito”, comentou. “Com uma tarifa de 0,50 centavos eu consigo não ter perdas no lucro final do dia. E com todo esse investimento, é muito provável que minha clientela aumente. Com certeza muitos usuários de ônibus passarão a usar os VLTs com mais frequência”, disse.

 

A possibilidade de superlotação, por enquanto, não preocupa a CBTU. “Fizemos um planejamento e os estudos não apontaram possibilidade se superlotação. Pode aumentar, mas nossa capacidade deverá atender bem a demanda. Caso algo fuja do controla, nos debruçaremos em outros projetos”, destacou João Maria Cavalcanti. Cada VLT comporta 600 passageiros por trajeto.

 

Conforto, sinônimo de segurança

 

Enquanto uma locomotiva saia da CBTU, na Ribeira, com destino à Ceará-Mirim – iniciando a linha Norte, outra chegava ao terminal da Companhia completando seu primeiro trajeto da linha Sul. Nela vinha o comerciante Bem Vindo Mendes, 46, que mora em Parnamirim. Para ele, a segurança do VLT é o pode melhor resumir a palavra conforto.

 

“Comparar o VLT ao Trem Urbano é o mesmo que comparar um Fusca a um carro Land Rover. Eu sempre usei o trem Natal-Parnamirim e sei do que estou falando. Esse VLT não está sujeito a tantos erros humanos como o trem era. Agora nós podemos fazer a viagem sem preocupação e ainda aproveitar as novas instalações”, afirmou Bem Vindo. “Se o maquinista cochilar, nós continuaremos seguros e esbanjando mais conforto com o ar condicionado”, falou.

 

Leia também:

Segunda composição do VLT chega a João Pessoa

Prefeitura inicia mais um trecho da obra do VLT no centro do Rio

VLT da Baixada Santista recebe só uma proposta para operar

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário