Nova campanha sobre o uso das faixas de pedestres em Uberaba

Trabalho de orientação tem como foco os pedestres e busca conscientizar motoristas para que não parem os veículos em cima das faixas

Notícias
 

Fonte: JM Online  |  Autor: Geórgia Santos  |  Postado em: 09 de dezembro de 2014

Faixa de pedestres deve ser respeitada

Faixa de pedestres deve ser respeitada

créditos: Reprodução/TV Integração

 

Seção de Educação no Trânsito realiza trabalho de orientação com foco em pedestres. A atividade teve início na manhã de ontem na avenida Dr. Fidélis Reis, próximo às passagens elevadas de pedestres recém-implantadas. O intuito é incentivar as pessoas para que atravessem na faixa e que os motoristas respeitem a legislação. Este trabalho continua e a equipe volta ao centro da cidade nos dias 10 e 12 de dezembro.

 

A conscientização para campanha “Pedestre, eu respeito” está sendo realizada com a entrega de panfletos e a parada educativa, tanto para pedestres, explicando a importância de atravessar na faixa, quanto para o motorista, na tentativa de mobilizar os condutores a respeitarem o pedestre.

 

“Durante esse primeiro dia de atividade, a equipe percebeu que muitos motoristas param em cima da faixa e os pedestres não atravessam no local adequado, e por isto estamos promovendo essa orientação. No caso das faixas elevadas, percebemos que muitos não param o veiculo para que o pedestre possa atravessar, o que não é correto, o pedestre tem a preferência, que, por sua vez, deve fazer a travessia de forma adequada, não pode caminhar pela faixa esperando que os carros parem, a pessoa deve fazer um sinal”, explica o chefe da Seção, Hélio Reis.

 

Portanto, no trânsito deve haver respeito mútuo. “É preciso estimular a mudança de atitude do pedestre e do motorista, pois os dois estão errando com relação às faixas. O objetivo desta campanha é contribuir com a redução do número de atropelamentos e acidentes”, afirma Hélio, lembrando que somente na avenida Leopoldino de Oliveira ocorreram 12 atropelamentos neste ano; em 2013 foram 15 ocorrências, e em 2012, dez.

 

Por falar na avenida Leopoldino de Oliveira, a atividade de educação no trânsito também será promovida neste local. Em breve passará a funcionar o sistema de transporte coletivo BRT/Vetor e a travessia de pedestres será restrita em alguns pontos. Por isto as pessoas devem ser orientadas quanto a isso. “Na Leopoldino estão sendo pintadas algumas faixas onde, além da tinta branca, também estão colocando um “tapete” na cor vermelha que facilita a visualização. A Prefeitura está colocando também novas faixas na praça Rui Barbosa e, assim que estiverem instaladas, também vamos promover esse trabalho no local”, diz Hélio. Nestas primeiras abordagens a seção irá analisar quais os pontos mais críticos a serem trabalhados para, então, ampliar a campanha, buscando parceiros.

 

Leia também:


Arquiteto mineiro cria projeto ideal para o metrô de BH

ONG cobra mais acessibilidade para cadeirantes de Uberaba (MG)

Pedestres na Rússia ensinam como atravessar a rua

São Paulo inaugura faixa de pedestres em X

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário