Pedestres e ciclistas disputam espaço em calçadas de Sorocaba

Lei prevê multa para infrações em ciclovias, mas falta regulamentação. Transitar em locais proibidos é infração média com multa de R$ 85,13

Notícias
 

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí  |  Autor: G1 Sorocaba e Jundiaí  |  Postado em: 18 de dezembro de 2014

Apesar da ciclovia, muitos ciclistas dividem espaç

Apesar da ciclovia, muitos ciclistas usam calçadas

créditos: Reprodução/TV TEM

 

Apesar da previsão de multa pelo trânsito de bicicletas em locais proibidos, a falta de regulamentação da lei impede que sejam aplicadas as punições. Enquanto isto, pedestres e ciclistas disputam espaços nas calçadas de Sorocaba (SP). A bicicleta, como todo veículo, deve seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

A ciclovia da avenida Itavuvu, na zona norte da cidade, por exemplo, nem sempre é escolhida pelos ciclistas. As faixas são usadas por pedestres que fazem caminhadas ou corrida. Já as bicicletas trafegam pela calçada, dividindo espaço com as pessoas.

 

Com isso, não são poucos os relatos de pedestres que acabam ficando assustados com a situação. A aposentada Irani Catarina dos Santos, de 65 anos, conta que quase foi atropelada enquanto esperava o ônibus no ponto. “A primeira vez eu fui levantar para pegar o ônibus e a bicicleta chegou a bater na minha mão porque eu estava dando sinal para o ônibus. Aí eu dei um pulo para trás. A segunda vez eu estava sentada e quando eu vi o meu ônibus no farol e fui levantar, a bicicleta passou esbarrando", conta.

 

Segundo o CTB, o ciclista que for flagrado circulando pelas calçadas, pode ser multado ou até mesmo ter a bicicleta apreendida. Mas a falta de uma fiscalização mais rigorosa é um dos motivos para que muitos continuem desrespeitando as normas. Transitar em locais proibidos é infração de natureza média. O valor da multa é de R$ 85,13. Mas a aplicação depende de regulamentação.

 

Enquanto não houver punição, pessoas como o varredor de rua, João Machado de Sena, precisam ficar atentas para não serem atropeladas.“Se a pessoa não ficar ligeira pode se machucar", avalia o varredor João Machado Sena.

 

O assessor técnico da Urbes, José Carlos de Almeida, alertou que as bicicletas não possuem placas ou registros e isso impossibilitaria a aplicação da multa. Ele também reforça a orientação que os ciclistas devem respeitar as determinações do Código Brasileiro de Trânsito.

 

Leia também:

Protocolo de Sorocaba para o desenvolvimento da mobilidade ciclística no Brasil 

Pesquisa de acessibilidade em calçadas será realizada em Sorocaba (SP) 

Em Sorocaba (SP), segurança de ciclistas é tema de ação nesta quinta 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário