Acredite:número de bicicletas ainda cresce na Holanda

País tem 17 milhões de habitantes, 18 milhões de bicicletas e 35 mil km de ciclovias

Notícias
 

Fonte: Exame/EFE  |  Autor: María Lopez Fontanals  |  Postado em: 15 de janeiro de 2015

Estacionamento de bicicletas em Amsterdam

Excursão de idosos ciclistas na Holanda

créditos: bicycledutch.wordpress.com

 

Na Holanda a bicicleta é mais do que um meio de transporte, é um estilo de vida que cresce ano a ano e que cada vez conta com mais usuários, e em 2014 registrou um aumento de 6,5%, um fenômeno que deu lugar a novas propostas como a bicicleta inteligente e os trilhos sustentáveis.

 

Em cidades como Roterdã o aumento do uso da bicicleta nos últimos dez anos foi de 60%, explicou o vice-prefeito e vereador de Sustentabilidade, Mobilidade e Organização, Pex Langenberg, em entrevista à agência EFE de notícias.

 

"O aumento do uso da bicicleta em Roterdã é evidente. Mais de 70 mil pessoas utilizam de forma cotidiana este meio de transporte, de modo que prevemos a construção de novas infraestruturas, instalações e serviços para as bicicletas tradicionais e as elétricas, já que se trata de um mercado em alta", explicou. A cidade dispõe para isso de um plano específico para 2015 que está dotado de 2 milhões de euros, explicou.

 

Segundo o estudo de mobilidade anual (Mobiliteitsbeeld) publicado pelo Ministério das Infraestruturas e Meio Ambiente holandês, Amsterdã e Utrecht estão nas primeiras posições em termos do uso deste meio de transporte. O aumento do ciclismo se deve em grande parte ao crescente uso da bicicleta elétrica, com um uso total de 10% da população, especialmente popular entre os maiores de 65 anos. O setor da população maior de 65 anos é por sua vez a categoria de população com o índice mais elevado de mortalidade devido ao uso deste meio de transporte.

 

Em 2014, segundo dados registrados até setembro, 184 pessoas perderam a vida por acidente de bicicleta e 745 sofreram algum tipo de ferimento, sendo um total de 124 os maiores de 65 anos que morreram. Com o objetivo de solucionar este problema, o Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente do país desenvolveu através do Instituto de pesquisa TNO a primeira bicicleta inteligente elétrica. Está previsto que seja lançada em dois anos por um preço que oscilará entre os 1.700 e 3.200 euros por unidade. "Através de sensores, uma câmera traseira e um sistema de vibração no assento e no guidom, a primeira bicicleta inteligente avisa ao motorista dos perigos iminentes", assinalou o pesquisador do Instituto TNO, Maurice Kwakkernaat, ao jornal holandês "Algemeen Dagblad".

 

A ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente, Mélanie Schultz, se mostra satisfeita com o novo protótipo lançado no mês de dezembro do ano passado. "É importante que as pessoas continuem usando bicicleta, embora sejam idosos. Com esta bicicleta inteligente podemos ajudar as pessoas a dirigir com maior segurança", comentou a ministra.

 

Outras medidas como a redução da velocidade para 25 km/h frente ao máximo de 30 km/h atualmente, foram apresentadas como proposta pelo Governo com o objetivo de garantir que o número de lesões por acidentes de bicicleta diminua, devido sobretudo ao aumento de bicicletas elétricas. Além de novas propostas, são necessárias novas infraestruturas e neste sentido em Utrecht, cidade que acolherá no próximo dia 1º de julho a saída do Tour de France, está sendo construído o maior estacionamento de bicicletas do mundo junto às instalações da estação central. Este estacionamento para bicicletas contará com mais de 12.500 vagas e será inaugurado em 2016.

 

Mas outras infraestruturas também foram construídas em 2014, como é o caso da "Pista Van Gogh", recentemente inaugurada perto de Eindhoven, obra do projetista social holandês Daan Roosegaarde. "Trata-se de uma pista inspirada na "Noite estrelada" de Vincent Van Gogh que conta com um sistema que se carrega durante o dia com luz solar para iluminar à noite de maneira sustentável", explicou Roosegaarde à Efe. "Com esta pista, da mesma forma que desenvolvemos com as estradas inteligentes, queremos criar infraestruturas sustentáveis e interativas e apostar nas cidades do futuro que unam tecnologia, beleza, sustentabilidade e que conectem as pessoas com a cidade", acrescentou.

 

Para Shirley Agudo, fotógrafa americana estabelecida na Holanda há 16 anos que acaba de publicar seu segundo livro sobre a cultura da bicicleta no país, os Países Baixos são "um referencial para o mundo do ciclismo". "Serve de inspiração para muitos outros países porque não há outro no mundo que possa ensinar melhor sobre motivação, economia, infraestruturas, sustentabilidade, segurança e saúde vinculados ao mundo da bicicleta", explicou à Efe. É por isso que através de seu livro, com mais de 700 fotografias, pretende inspirar e transmitir a mesma fascinação que ela sente pelo uso da bicicleta na Holanda, "um país que vive e respira ciclismo".

 

A Holanda conta com 35 mil quilômetros de ciclovia, dos quais 580 quilômetros são asfaltados. Calcula-se que nesse país, que tem registrados 17 milhões de habitantes, há 18 milhões de bicicletas, das quais 1 milhão são elétricas.

 

Leia também:

Holanda inaugura ciclovia que brilha no escuro 

Cidade holandesa constrói ciclovia que produz energia

Mania na Holanda, prancha a remo é usada até como transporte público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário