Fórum Mundial da Bicicleta acontece este mês, na Colômbia

Mobilize participa da 4ª edição do Fórum, cujo tema é "Cidades para Todos". Mais que um evento para ciclistas, proposta é discutir as cidades em benefício das pessoas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Yuriê César / Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de fevereiro de 2015

Fórum Mundial da Bicicleta

Fórum Mundial da Bicicleta

créditos: Divulgação

 

O Fórum Mundial da Bicicleta, realizado pela primeira vez em 2012 na cidade de Porto Alegre, chega à sua 4a edição, e desta vez fora do Brasil. O evento será em Medellín, na Colômbia, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março. E o repórter Yuriê César, do Mobilize Brasil, estará no país vizinho, cobrindo todas as atividades do Fórum e divulgando a partir de lá matérias com os principais fatos e resultados do Fórum.

 

Criado por iniciativa de cicloativistas do movimento Massa Crítica, em resposta ao aniversário de um ano do atropelamento coletivo de ciclistas (ocorrido no dia 25 de fevereiro na capital gaúcha), o Fórum Mundial da Bicicleta foi realizado pela terceira vez no ano passado em Curitiba, quando então foi feita a escolha da cidade colombiana para sediar a edição de 2015. 

 

Os brasileiros participarão, a despeito da distância, em um grupo de cerca de 50 pessoas, articulado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) e pelo Bike Anjo. Ativistas de todos os cantos do país partem logo mais ao país vizinho, onde ficarão hospedados no espaço chamado Casa dos Brasileiros, que ocupará duas casas já alugadas em Medellín.

 

Experiência única

Para Roberta Grau, que pela primeira vez participa do evento, o Fórum é importante pela maneira que é organizado, “com oficinas onde cada um apresenta suas experiências e, depois, de volta aos seus países, levam várias experiências que podem ser aplicadas na prática". Para ela, o Fórum tem a qualidade de fortalecer as organizações de ciclistas de cada país participante: "Minha expectativa é ver gente de todos os lugares discutindo; diferentes pessoas, com diferentes pensamentos, mas com os mesmos interesses", diz com expectativa.

 

Outra ciclista, Leticia Tâmara, do blog Pedal de Menina, que participou da edição de Curitiba, ressalta que o Fórum não se limita a discutir a bicicleta, "ele trata da importância do outro, do respeito, da convivência, da aproximação em um mundo cada vem mais individual, mais carrocrata, ele aproxima as pessoas": "Num mundo onde só conversamos virtualmente, é ótimo essa oportunidade de poder trocar ideias, compartilhar, dar um abraço, aprender com as pessoas que estão ralmente ali", fala Letícia.

 

Pedalada

Embora o Fórum seja na Colômbia, há quem esteja se preparando para ir pedalando. Se não desde o Brasil, ao menos entre Bogotá e Medellín. É o caso de um grupo de brasileiros que se organizou para pedalar os cerca de 400 km que separam as duas cidades. Letícia Tamara é uma delas: "Decidimos fazer o trajeto de bike, passando por vilarejos, conhecendo as cidades. Vai ser demais", aposta.

 

Leia também:

Em Foz do Iguaçu (PR), população adota ciclovia para caminhar, correr e pedalar 

Urbanização e smartphones estão matando a cultura do automóvel 

"Devíamos aproveitar mais o momento de melhoria nos ônibus e bicicletas em São Paulo" 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário