Passe livre para estudantes de baixa renda em trens e metrô de SP será votado até amanhã

Expectativa do governo é que projeto de lei a ser votado na Assembleia Legislativa seja aprovado o quanto antes

Notícias
 

Fonte: Diário SP  |  Autor: Filipe Sansone  |  Postado em: 10 de fevereiro de 2015

Estudantes poderão realizar até 50 viagens grátis

Estudantes poderão fazer até 50 viagens por mês

créditos: Leo Martins /Diario SP

 

O projeto de lei que garante passe livre no Metrô e na CPTM para estudantes de escolas e universidades públicas e alunos de baixa renda de universidades privadas deve ser votado na Assembleia Legislativa (Alesp) até esta quarta-feira (11).

 

O presidente da Alesp, deputado Chico Sardelli (PV), prefere não dar prazo, mas diz que a expectativa é  aprovar o texto o quanto antes. “É um projeto de grande exposição social e, por isso, acredito que será votado e aprovado rapidamente”, afirmou.  Sardelli preside a Alesp somente até 15 de março, quando termina a atual legislatura.

 

O  projeto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi enviado à Assembleia no dia 9 de janeiro. Segundo o deputado Barros Munhoz (PSDB), líder do governo na Casa, a instrução do partido é aprová-lo o mais rápido possível. “Já queremos votá-lo na semana que vem. Ele tem três dias para emendas e, depois disso, tem de passar por um congresso de comissões, que pode ser na terça-feira. Então ele já pode ser votado. No máximo, na quarta-feira a gente já vai poder votá-lo”, confirmou Munhoz, um dos parlamentares mais experientes da atual legislatura da Assembleia. Depois de aprovado pelos deputados, o texto é enviado para o governador   sancionar. Em seguida a regra passa a valer.

 

50 viagens 

O governador Alckmin anunciou no dia 8 de janeiro que os estudantes  vão poder realizar até 50 viagens de graça por mês. O passe livre para a rede municipal de transporte entrou em vigor no dia 2 de fevereiro. De acordo com a estimativa da SPTrans, cerca de 545 mil estudantes devem ser beneficiados com a medida, entre alunos das redes municipal, estadual e de universidades públicas, além de bolsistas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e alunos financiados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 

Para o estudante universitário Luiz Henrique Klein, de 20 anos, que é bolsista por ter conseguido comprovar que vem de família de baixa renda, é um a pena que o passe livre no Metrô ainda não tenha começado a valer.

 

“Já é um gasto a mais que a gente poderia economizar”, afirma. Para adquirir o Bilhete Único Estudante o aluno deve acessar o site e efetuar o cadastro com dados como RG , CPF, CEP residencial, CEP e endereço completo da escola, além de uma foto recente já digitalizada.

 

Leia também:

Os prós e contras à Tarifa Zero

"Tarifa Zero é uma proposta para valer, não é utópica"

Ônibus de SP é o que mais pesa no bolso entre 12 metrópoles


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário