São Paulo deve concluir plano de mobilidade em abril ou maio

Na capital paulista, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana está a cargo da Secretaria Municipal de Transportes

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 26 de fevereiro de 2015


Em São Paulo, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (Planmob) está a cargo da Secretaria Municipal de Transportes, por meio das empresas públicas SPTrans e CET.

Segundo nota da assessoria de imprensa da SPTrans, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana está sendo coordenado pelas diretorias de Planejamento da CET e SPtrans, além de um grupo de trabalho "intersecretarial", composto pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Verde e Meio Ambiente, Planejamento, Orçamento e Gestão, Coordenação das Subprefeituras, Infraestrutura Urbana e Obras e Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. 

 

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em cooperação com o Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) organização independente que trabalha para fomentar políticas públicas para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

 

Segundo as informações da SPTrans, a  sociedade poderá participar das discussões do Plano por meio do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, composto por usuários, operadores dos serviços de transportes e governo. Quase a totalidade das reuniões desse Conselho foram dedicadas à elaboração do plano para a capital paulista.

 

Participaram dessas discussões urbanistas e especialistas em mobilidade, como o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, arquiteto Fernando de Mello Franco, o Secretário de Transportes Jilmar Tatto, o urbanista e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, o engenheiro e consultor Horácio Figueira, e o especialista e colaborador do Mobilize, Eduardo Vasconcellos.

 

A proposta do plano paulistano, segundo a nota, procura atender aos vários tipos de transporte, com ênfase para os modos coletivos, cicloviário e pedestre. Estão na  pauta propostas para transporte hidroviário, nos rios e represas paulistas, além da integração com os modos metroviário e rodoviário (corredores de ônibus), incluindo os equipamentos de acesso ao transporte, além da melhoria de calçadas e expansão da rede cicloviária.


Ainda segundo a SPTrans, os trabalhos foram iniciados em 2013, e em 2014 foi constituído o grupo de trabalho específico. Hoje (fevereiro de 2015) o GT está elaborando textos preliminares que serão apresentados à sociedade, conforme cronograma abaixo: 

 

Fase de participação social presencial e digital: 

•        Em fevereiro de 2015 o cronograma prevê reuniões com os conselho participativo nas cinco grandes regiões da cidade (Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro).

•        Em março de 2015, lançamento do site especifico, com documento-base e com levantamento de opinião para participação da sociedade civil. O site já foi lançado no dia 24 de fevereiro.

•        Ainda em março de 2015 estão previstas reuniões de uma comissão de vereadores e rodadas de discussões nas 32 subprefeituras.

•        Em abril de 2015 deve ocorrer a Audiência Pública para a conclusão do processo.



Veja o site para sugestões ao Planmob.


Veja como estão os Planos Diretores de Mobilidade em algumas cidades:

 
Veja também a página do Ministério das Cidades com informações sobre diretrizes para os Planos Diretores de Mobilidade Urbana


*Colaboraram Du Dias, Regina Rocha e Yuriê César 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário