Trem é grafitado por vários artistas em homenagem aos 450 anos do Rio

Intervenção foi realizada por grafiteiros nacionais e internacionais

Notícias
 

Fonte: Supervia  |  Autor: Supervia  |  Postado em: 10 de março de 2015

Grafites homenagearam os 450 anos do Rio

Grafites homenagearam os 450 anos do Rio

créditos: Divulgação

 

Neste fim de semana, uma composição de nove carros se transformou em uma obra de arte itinerante o passar em branco para os passageiros da SuperVia. Neem homenagem ao aniversário da Cidade Maravilhosa. A intervenção foi realizada por artistas nacionais e internacionais como OSGEMEOS, ISE, Coyo, Doze, Finok, Kaur, Nunca, Stile, Toes, Vino e Amigo.

 

A iniciativa faz parte do projeto Wholetrain, idealizado pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo e o artista Claudio Duarte, que tem como principal objetivo levar arte à população por meio dos trens metropolitanos de todo o Brasil.

 

“O trem faz parte da história do Rio. Muitos bairros da cidade cresceram às margens da via férrea. Essa composição transformada em obra de arte carrega mais de 50 anos de história e já transportou milhares de cariocas e fluminenses. Estamos satisfeitos em participar dessa iniciativa que mescla arte e história nos trens do Rio”, ressalta Carlos José Cunha, presidente da SuperVia. O trem grafitado está em operação desde 1954 e continuará funcionando ainda por um ano, até ser substituído, junto com todos os trens antigos e sem ar refrigerado, pelos trens chineses adquiridos pelo governo do Estado para renovação completa da frota da Supervia. 

 

O Wholetrain começou em 2004, nos trens de São Paulo, e já passou por outras cidades como Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Natal, Vitória e São Luís. A ideia de transformar os trens em grandes obras de arte móveis, como uma espécie de galeria a céu aberto, possibilita que o público aviste as composições grafitadas de diferentes pontos das cidades, colocando todos os passageiros em contato com a arte.

 

“O trem é uma das superfícies mais adequadas para se transformar em uma obra de arte itinerante. É incrível ver a reação das pessoas quando veem os trens coloridos e pintados chegando. Podemos perceber a vontade que têm em interagir com essa obra de arte. Alguns aplaudem, se emocionam, riem, tiram fotos. Ver esse resultado tão positivo nos lugares que já passamos  nos motiva a seguir por muitas outras cidades brasileiras”, explicam OSGEMEOS, dois dos criadores do projeto.

 

As pinturas dos trens buscam suas principais inspirações nos temas regionais e folclóricos da cidade, com a visão bem humorada dos artistas. 

 

Leia também:

Descaso com transporte coletivo causa transtornos aos usuários do Rio 

Metrô de Estocolmo (Suécia) terá novo modelo de trem 

Que mobilidade queremos para nossa cidade? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário