Superintendênica de trânsito de Salvador realiza operação contra estacionamento em ciclovias

Para combater o estacionamento irregular em ciclovias, Transalvador passou a realizar operações diárias. Penalidades vão das multas até remoção dos veículos

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Fonte: Jornal da Mídia  |  Autor: Jornal da Mídia  |  Postado em: 11 de março de 2015

Ciclovia ou oficina mecânica?

Ciclovia ou oficina mecânica?

créditos: Bruno Riggs/Pedala Salvador

 

A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) vem realizando, diariamente operações para combater o estacionamento irregular em ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas na cidade. Ontem (09), equipes do órgão estiveram na Cidade Baixa, na ciclovia da Avenida Luiz Tarquínio, em Roma, notificando veículos e motocicletas parados em local proibido.

 

De acordo com Gilson Gomes, supervisor da Transalvador, a fiscalização é permanente e diária. “A maior incidência é dia de sexta e segunda, por conta dos frequentadores das praias. Às vezes, fazemos varredura e não tem nada”, afirmou Gomes. Os carros flagrados na ciclofaixa são enquadrados no artigo 181 inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é considerada grave, com multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos da carteira.

 

Em média, cinco a seis veículos são autuados por dia de fiscalização. Nos dias de maior incidência, o número de carros notificados chega a dez. Com o final do verão, a demanda diminui. "Já chegamos a autuar e guinchar 15 carros por dia durante o verão, principalmente na época de festas", afirmou o supervisor da Transalvador. Além dos carros estacionados na ciclofaixa, também foram notificadas motocicletas estacionadas em cima da calçada.

 

O município conta com pouco mais de 100 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, distribuídas em diferentes pontos da cidade. No total, são 18 ciclofaixas e 19 ciclorotas, além de 16 ciclovias implantadas em canteiros centrais, parques, praças, e outras três ciclofaixas temporárias que funcionam nos finais de semana e feriados.

 

A ciclovia é um espaço separado do fluxo viário normal para as bicicletas. A ciclofaixa permanente é quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Já a ciclorota são vias em que carros e bicicletas trafegam juntos, com sinalização horizontal e vertical que informando com clareza a existência de ciclistas nos locais.

 

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