EuVoto, aplicativo para os paulistanos "votarem" nos projetos de lei

Ferramenta atende a demanda da população por mais participação nas decisões da Câmara Municipal. Mobilidade urbana estará na pauta dos projetos

Notícias
 

Fonte: Open Knowledge Brasil  |  Autor: Open Knowledge Brasil  |  Postado em: 13 de março de 2015

Plataforma virtual dá poder de voto aos cidadãos d

Plataforma virtual dá poder de voto aos cidadãos de SP

 

"Existe uma demanda clara da população em acompanhar de perto e participar efetivamente das decisões públicas". Dessa forma, o coordenador do projeto #EuVoto, iniciativa da Open Knowledge Brasil em parceria com a Fundação Avina, justifica a criação da plataforma virtual que permite aos cidadãos de São Paulo registrarem sua opinião sobre projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal. 

 

O #EuVoto possibilita o participante indicar as opções  "Sim", "Não" ou "Abstenção" para cada um dos projetos de lei inseridos na ferramenta. O objetivo é criar novas oportunidades de participação e envolvimento popular nas questões cotidianas da cidade. 

 

Inicialmente, os projetos ligados ao abastecimento e gestão eficiente de água terão prioridade, mas mobilidade urbana, uso de espaços públicos, cultura, educação e meio ambiente também entrarão na pauta.

 

Para o coordenador do projeto, Ariel Kogan, o Eu Voto ajuda a termos uma representação alinhada com os interesses da sociedade. "As diversas manifestações nos últimos anos no Brasil e no mundo mostram isso. Implantar e promover esses processos inéditos no legislativo municipal brasileiro pode provocar um avanço importante para os mecanismos de consulta cidadã, tomada de decisões e construção de diálogo mais amplo", explica. 

 

O uso do Eu Voto é simples e aproximará cada vez mais as pessoas dos debates que acontecem na Câmara Municipal. Mesmo em fase de teste, será possível "votar" pelo celular, tablet ou computador no site EuVoto.org.

 

A ideia é que a participação popular na plataforma coloque os projetos de lei votados pelos cidadãos na pauta da opinião pública para dar visibilidade às questões que têm impacto no cotidiano da população. "Quanto mais perto, mais dinâmica e mais frequente for a consulta pública, mais próximo estaremos de sermos representados", afirma Kogan. 

 

Na Câmara Municipal de São Paulo o projeto já conta com a parceria do gabinete do vereador Ricardo Young e está em busca de outros apoios no legislativo municipal. 

 

O software utilizado pela plataforma é o DemocraciaOS, um programa livre criado na Argentina, e já presente em cidades da Argentina, do México, da Ucrânia, da Finlândia, da Espanha e dos Estados Unidos. 

 

Leia também:

Lançamento do sistema "De Olho nas Metas"

Eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (SP) 

São Paulo deve concluir plano de mobilidade em abril ou maio 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário