Milhões de brasileiros viajam diariamente para ir e voltar ao trabalho, mostra IBGE

São Paulo e Guarulhos lideram o ranking brasileiro desse movimento, afirma pesquisa do IBGE. São 146 mil pessoas que viajam entre as duas cidades, todos os dias

Notícias
 

Fonte: IBGE  |  Autor: Adamo Bazani / Blog Ponto de Ônibus  |  Postado em: 25 de março de 2015

Milhões de brasileiros viajam diariamente para ir

Terminal de ônibus metropolitano em Guarulhos (SP)

créditos: EMTU


Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um estudo sobre a quantidade de pessoas que moram numa cidade e trabalham em outra, fazendo diariamente o chamado "movimento pendular".
 

De acordo com o IBGE, no Brasil são 7,4 milhões de pessoas. O Estado de São Paulo reúne 1,75 milhão e no Rio de Janeiro, o total é de 1 milhão de cidadãos nestas condições.
 

O IBGE tomou como base o perfil de deslocamento e empregabilidade de habitantes de conglomerados urbanos, que reúnem 107 milhões de pessoas, ou 56% da população.

Muitas destes arranjos de cidades não precisam necessariamente ser formados por grandes municípios. Há cidades com até 100 mil habitantes interdependentes de outras com número praticamente igual de pessoas.

Para definir estes arranjos, o IBGE levou em conta a relação social, econômica e de mobilidade entre os conglomerados, sendo estes mais numerosos que as regiões metropolitanas, que são definidas pelos estados.

No estado de São Paulo, o maior número de deslocamentos é entre Guarulhos e a Capital Paulista, com 146 mil pessoas por dia. É o mais numeroso do País.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário