Câmara de Curitiba cria comissão para fiscalizar implantação de metrô

Mesmo a obra do metrô estando suspensa pelo TCE, vereadores querem manter discussão sobre modal em pauta, para haver controle da evolução de custos e prazos

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 06 de abril de 2015

Projeção da futura Estação das Flores do metrô

Projeção da futura Estação das Flores do metrô

créditos: Divulgação

 

Os vereadores de Curitiba decidiram nesta segunda-feira (6), por unanimidade, criar uma comissão especial para monitorar a implantação do metrô na cidade. O grupo será composto por nove vereadores, a serem indicados pelas bancadas, e atuará por até 24 meses.

 

“Não temos a certeza que a obra continuará, mas se isso ocorrer é importante que a Câmara Municipal acompanhe o processo, pois vai impactar fortemente a vida das pessoas”, declarou Tico Kuzma (PROS), autor da proposição. 

 

Obra ainda suspensa no TCE 

A licitação foi suspensa há um ano pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que condicionou a retomada da concorrência pública à reformulação de partes do edital – os conselheiros de Contas questionaram o laudo ambiental, a ausência de pesquisa origem-destino e maior detalhamento do objeto do contrato. 

 

Estimada em R$ 18,2 bilhões à época, a obra seria realizada mediante uma parceria público-privada em que o vencedor executaria a implantação e depois assumiria a prestação do serviço. “A Prefeitura de Curitiba aguarda um posicionamento definitivo do TCE sobre o tema”, esclareceu Paulo Salamuni (PV), líder do prefeito na Câmara Municipal.

 

“Será que o valor é o mesmo? Há um prazo para o início dessas obras? Qual lei vai embasar a operação do novo modal, uma vez que a prefeitura retirou da norma em vigor o sistema metroviário? Tudo isso são questões sobre as quais a comissão poderá se debruçar”, avaliou Tico Kuzma. “Com o projeto do metrô parado arriscamos perder recurso”, alertou Jonny Stica (PT). “Se podemos perder investimento em decorrência da postura do TCE, a Câmara de Vereadores tem que agir”, reforçou Zé Maria (SD).

 

Leia também:

Licitação do metrô de Curitiba será retomada até março 

Plano Diretor de Curitiba volta o planejamento da cidade para novas áreas 

Manobra das empresas de ônibus de Curitiba e região metropolitana indica sangria do sistema 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário